Presidentes do SHPOA e CREA-RS se reúnem para esclarecer dúvidas sobre Operação Hotel+Seguro

Da esq.: Ritter, Nanci, Carlos Henrique e Luís Sidnei. Créditos: Arquivo CREA-RS

O presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região (Shpoa), Carlos Henrique Schmidt, e o presidente eleito para a nova gestão do sindicato (2022-2026), José Reinaldo Ritter, se reuniram com a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, e o 2º diretor financeiro, Eng. Plást. Luis Sidnei Barbosa Machado, para esclarecerem algumas questões referentes à Operação Hotel+Seguro, realizada na primeira quinzena de dezembro pelos Creas do RS, SC e PR.

Durante o encontro que aconteceu na última sexta-feira (17), na sede do Sindha, foi trazido que a Operação tem o caráter orientativo e preventivo, visando verificar se a manutenção/instalação de diversos itens ou equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estão em dia e se foram realizados por profissionais habilitados. Também foi exposto que todo contrato realizado pelos gestores dos hotéis deve ser observado se o profissional registrou a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e se as empresas de engenharia possuem registro em seu Conselho, a fim de se resguardar em casos de sinistro.

O objetivo da ação não é punir os hotéis, e sim orientá-los. Ou seja, não serão aplicadas multas. O prazo para a apresentação de documentos é de 15 dias (a partir da visita do CREA no estabelecimento), podendo ser prorrogado caso seja necessário. Após a análise dos documentos solicitados, o hotel poderá ganhar o selo de Hotel+Seguro.

Com informações SINDHA