Notícia

CREA Entrevista estudante aprovado em cinco universidades estrangeiras de Engenharia


Créditos: Arquivo CREA-RS

Gabriel Silva Teixeira tornou-se o mais jovem estudante a receber a medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, no dia 25 de outubro deste ano.

Com apenas 19 anos, Gabriel recebeu esta homenagem por conta do seu excelente desempenho escolar. Antes mesmo de concluir o Ensino Médio no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ele foi aprovado em nada menos do que cinco universidades estrangeiras - quatro do Canadá e uma do Reino Unido.

O CREA-RS Entrevista conversou com Gabriel Teixeira, que nos conta como foi essa jornada, iniciada na Escola Estadual Almirante Tamandaré, em Tramandaí.

O que representou para você ser o mais jovem a receber a medalha da 55ª Legislatura?

Eu não sabia disso até estar lá, na cerimônia. O deputado [Gabriel Souza] que me recebeu, confirmou o fato. Acho muito legal ser a pessoa mais jovem a ganhar a homenagem. Não é como se fosse uma missão cumprida em tempo menor; é algo que eu não sei explicar. É legal saber que com a minha idade consegui conquistar algo assim.

O ambiente familiar influenciou no teu desempenho? Qual foi a reação da tua família com as aprovações e o teu prêmio?

O ambiente familiar sempre foi decisivo, especialmente minha mãe. Ela foi mãe solteira por muito tempo e sempre incentivou eu e minha irmã mais nova ao estudo. Sem dúvida nenhuma, ela foi o maior fator para eu conquistar o que conquistei. Devo meu empenho escolar e extracurricular a ela, que sempre me apoiou.

A reação foi muito boa, ficamos muito felizes. No começo foi meio conturbado porque requer um investimento, então a gente conversou muito sobre o que iríamos fazer. Acabou que foi uma mistura de felicidade com preocupação do que o futuro reservava. Depois algumas pessoas passaram a nos reconhecer e ajudar e ficamos muito felizes.

É com uma vaquinha virtual e um emprego em uma loja de roupas que estou angariando mais fundos para cobrir as despesas da viagem. Foi muito emocionante, todo mundo adorou.

Você também foi aprovado em vários cursos. Quais foram eles?

No Canadá, funciona conosco escolhendo cursos, assim como o Sisu no Brasil. Escolhi Engenharia de Minas, um curso que havia conhecido pela Ufrgs e me interessado. Acabou que não me inscrevi na Ufrgs, fiz só o Enem, e passei em Química Medicinal na UFSCPA. Estou cursando atualmente até conseguir viajar para o Canadá cursar Engenharia de Minas.

Você sempre soube o que queria estudar ou a área?

Eu sempre soube o que queria estudar. Não o curso, mas a área. Sempre tive uma atração pelas exatas e, embora na minha vida acadêmica eu tenha explorado a área das humanas, nunca me atraiu de verdade. Quando se fala de exatas, a Engenharia surge pela vasta amplitude dela, com tantas opções de cursos. Quando conheci a Engenharia de Minas, mais para o final do meu curso, me apaixonei e comecei a pesquisar tudo sobre ela. Eu curtia muito a área da medicina e da química, então quando descobri a Química Medicinal logo me inscrevi pelo Enem para tentar esse curso. Quando fiz as provas, ainda não havia saído o resultado das universidades internacionais. Tratei com bastante seriedade a possibilidade de entrar na UFCSPA, me empenhei e consegui esse curso que eu queria.

Já tem data para ir para o Canadá? Vai seguir com o curso de Química Medicinal quando partir para o novo país ou pretende trancar?

Sim, vou em março. Ainda estou arrecadando dinheiro para arcar com algumas despesas como a moradia, a viagem, entre outros. Deu uma prolongada por conta da pandemia, pois o trânsito de brasileiros para o Canadá ficou estagnado por muito tempo. Não pretendo seguir o curso de Química Medicinal pois ele é presencial. Então pretendo trancar e caso não retorne em até dois anos perco a matrícula.

Qual é a tua expectativa com essa ida para o Canadá em março?

A minha expectativa é conseguir ir, principalmente, com a questão da Covid e das novas variantes. A expectativa de ir é grande. É uma vitória dos estudos de muitos anos, de sempre me dedicar. É uma realização pessoal muito forte para mim. Fico muito feliz.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: