Carteira Digital: CREA-RS e Serpro firmam acordo que modernizará serviços oferecidos aos profissionais

Reunião ocorreu na sede do Conselho, em Porto Alegre, de modo híbrido . Créditos: Arquivo CREA-RS

Carteira profissional digital será o primeiro produto que ganhará vida por meio de Acordo de Cooperação Técnica firmado na manhã desta terça-feira, 05, entre o CREA-RS e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). A ser lançado no final do mês, este programa iniciará o acordo que prevê uma ampla parceria entre os órgãos para pesquisa e os estudos de novas metodologias e projetos para inovação de processos e produtos a serem disponibilizados aos profissionais e empresas registrados, assim como aos estudantes e jovens dos Programas Crea Jr e Crea Jovem.

A Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, destacou a importância de agregar os estudantes e jovens profissionais ao projeto. “Precisamos dessa geração para dar o ritmo de inovação que queremos implantar no nosso Conselho. A carteira digital vem também para colaborar com essa nova cultura digital aos profissionais com mais tempo de atuação.” Afirmou, ainda, da sua preocupação em que todas as mudanças e melhorias de processos internos que a gestão vem realizando sejam calcadas no resultado externo. “Temos que reverter todas nossas ações internas sempre aos profissionais e às empresas. Enxergarmos sempre com este olhar na ponta, buscando que tenham impacto positivo na vida dos nossos registrados e na nossa fiscalização à sociedade. Isso tem que ser prioridade.”

Presentes pelo Serpro, Carlos Henrique Rodrigues Alexandria, gerente de Prospeção de Inovação; o analista Reinaldo Melo Soares, que explicaram um pouco do funcionamento da empresa, vinculada ao governo federal, responsável por serviços estruturantes do governo como o sistema do Imposto de Renda e a Carteira de Habilitação Digital. “O principal elemento da inovação nos temos aqui, a mente inovadora da gestão. Este processo quando vem da alta administração faz isso virar realidade", destacou Carlos Henrique.

Sobre os serviços passíveis de oferecer ao CREA-RS, além da Carteira Digital, a possibilidade de intersecção com empresas e startups, monitorando e restringindo de maneira que apenas profissionais legalmente habilitados possam se responsabilizar por elas; assinatura e controle digital de documentações (como ART e demais documentações de obras e serviços); e oferecimento de certificado digital aos registrados no Conselho são alguns deles. “Hoje o Serpro se torna um braço de inovação para o CREA-RS, a exemplo de outros regionais que já temos a parceria como nos Creas de Sergipe e Rio Grande do Norte, com importantes sistemas que tornam mais seguro e produtivo o ambiente de trabalho das Engenharias e demais profissões do Sistema Confea/Crea.”

“Este é um momento simbólico para o trabalho que já vem acontecendo entre o Serpro e o CREA-RS”, frisou o analista Reinaldo Melo Soares, citando as trocas que vêm sendo feitas desde janeiro com a equipe técnica do Conselho. Contou, ainda, de estar havendo um esforço para que o Confea se engaje junto no trabalho da Serpro com os regionais. Apresentando o cronograma das etapas de desenvolvimento e entrega, afirmou ser a Carteira Digital o primeiro passo para outras inovações possíveis. “Queremos ir além, em um ano podemos fazer muita coisa.”

Parte da equipe envolvida no projeto

Junto à equipe da sede se fizeram presentes de modo virtual a 2º vice-presidente, Eng, Eletr. Nilza Eng. Eletricista Venturini Zampieri; e o 1º diretor financeiro, Eng. Eletricista e Seg. Trabalho Fernando Luiz Carvalho da Silva. Na sede do CREA-RS, além da presidente, acompanharam a reunião a superintendente Denise Ries Russo, a encarregada pelo Tratamento de Dados Pessoais (LGPD) Maria Fernanda Anchieta Cardoso de Bermudez, o gerente e a chefe de Núcleo da Gerência de Tecnologia da Informação Rodrigo Santos Paines e Angela Rimolo, respectivamente, o gerente de Registro, Eng. Mec. Sávio Pacheco Melo, e o gerente do Jurídico, Alexandre Irigoyen de Oliveira.