Ronda pelas Inspetorias: reuniões e ações estratégicas voltadas aos profissionais

Eng. Nanci Walter participa do encontro de representantes nesta sexta (8). Créditos: Arquivo CREA-RS

Nesta sexta (08), o coordenador das Inspetorias, Eng. Civ. Milton Pedrollo Bittencourt, comandou a reunião com os representantes das Zonais e das Especializadas, na sede do Conselho na capital Porto Alegre. Na pauta da segunda reunião presencial, principais demandas de cada região. "São demandas específicas de cada região do Estado que chegam à Coordenadoria das Inspetorias e levadas à alta gestão para o desenvolvimento de ações estratégicas", ressaltou o Eng. Milton.

Presente, a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, acompanhou os temas apresentados pelos representantes das Zonais e aproveitou para falar um pouco da sua experiência como inspetora de Esteio e depois representante de Zonal e coordenadora das Inspetorias. "Parte da organização da fiscalização e das representações do CREA-RS no Estado passam pelas 44 Inspetorias do Conselho, que se organizam em 11 zonais e, além das suas diretorias, contam com o apoio dos profissionais atuando em Comissões Especializadas ou Multimodais", esclareceu.

Para ela, é cada vez mais significativa a participação dos representantes de Zonal e dos inspetores na discussão de temas relevantes para a sociedade que preconizam a atuação de profissionais habilitados do Sistema Confea/Crea e Mútua.

Confira:

Zonal Metropolitana

A Zonal Metropolitana promoveu uma reunião na Inspetoria de Viamão, na quarta-feira (6, com os representantes das Inspetorias que compõem a Zonal, Viamão, Cachoerinha/Gravataí, Camaquã, Guaíba, Montenegro e Porto Alegre. Na pauta, o treinamento para membros de Comissão, com proposição de vídeo-aulas, em parceria com as prefeituras, para aprimorar parcerias voltadas à melhorar a atuação fiscalizatória.

Participaram a coordenadora da Zonal Metropolitana, Eng. Civil Marineda de Albuquerque; inspetor-chefe de Viamão, Eng. Civil  Valnei Guimarães; inspetora-chefe de Camaquã, Eng. Agríc. Annelize de Albuquerque; inspetor-chefe de Cacheirinha/Gravataí, Eng Civil Donário Rodrigues Braga Neto; inspetor-chefe de Porto Alegre, Eng Civil Luiz Felipe T. Oppitz; a inspetora-chefe de Guaíba, Eng. Civil Michele Silvania Silva; inspetor-secretário de Guaíba, Eng. Civil Feliphe Teixeira, inspetor-tesoureiro de Guaíba, Eng Civil André Horak; além dos agentes fiscais fiscais e funcionários administrativos.

Zonal Sul

Na terça-feira (5), os representantes das Inspetorias de Bagé, Pelotas e Rio Grande se reuniram em sua reunião mensal na cidade de Rio Grande. Os encontros servem para ajustar assuntos relacionados a ações de fiscalização, representação e demais questões técnicas que envolvam o interesse dos profissionais da região. Na pauta, cursos da área tecnologia, fiscalização das áreas da agronomia e elétrica, além de assuntos gerais.

Participaram a representante da Zonal, Eng. Civil Alice Scholl; o inspetor-tesoureiro de Pelotas Eng. Civ. Jacques Adolphe Gastao Reydam; a inspetora-chefe de Bagé Eng. Agr. Marta Helena Ebert Hamm Oliveira; o inspetor-chefe e a inspetora-secretária de Rio Grande, Eng. Civ. Nilceu Vargas Farias e Eng. Civ. Tatiane Silva da Silva; e o supervisor de Fiscalização Gustavo Vaz.

Zonal Alto Uruguai

O inspetor de Frederico Westphalen, Eng. Agr. Antônio Mauro Rodrigues Cadorin, foi o anfitrião da reunião da Zonal Alto Uruguai ocorrida no sábado (2), que contou com a presença do coordenador adjunto das Inspetorias Engenheiro Civil Milton Pedrollo Bitencourt, do Representante da Zonal Engenheiro Civil Juliano Schneider, do inspetor-chefe de Três Passos Eng. Civil Ethier Lauermann, do inspetor-tesoureiro de Palmeira das Missões Eng. Sanit., Amb. e Seg. Trab. Gabriel Konig.

Zonal Serra

Inspetores da Regional, Eng. Mec. e Seg. Trab. Amarildo G. Tomaz e o Eng. Civil Vinícius Santa Catarina, foram os anfitriões da reunião da Zonal Serra. O encontro reuniu os inspetores de Vacaria, Bento Gonçalves e Canela/Gramado, que debateram pautas técnicas de interesse para a atuação na região. Aproveitaram a participação da chefia do Núcleo Operacional de Fiscalização, Alessandra Borges, para o alinhamento de ações. Também participou a gerente das Inspetorias, Valquíria Valente.

Entre os presentes os inspetores de Vacaria, Eng. Civil Letícia D. Gatto, secretária, e Eng. Mec. Jonatas Comparin Araldi, chefe; de Bento Gonçalves, Eng. Mec. e Seg. Trab. Rogério Dupont (chefe), Eng. Civ. Rodrigo Cavallet (secretário) e  Eng. Mec. e Seg. Trab. Andrei Marcos Pasa (tesoureiro); de Canela/Gramado o representante de Zonal e inspetor-chefe Eng. Químico Carlos Eduardo Canani.

COMISSÕES

Multimodal de Frederico Westphalen
Na sexta-feira (01), ocorreu na sede da Inspetoria de Frederico Westphalen a reunião da Comissão Multimodal da regional. Estiveram presentes o inspetor-chefe, Eng. Civ.  Antônio Mauro Rodrigues Cadorin; o inspetor-secretário, Eng. Civ Valdenir Antônio Cadore; a inspetora-tesoureira, Camila Pezzini; junto aos membros da comissão, Engenheiro Civil Juliano Schneider; o Engenheiro de Minas Anderson Oliveira da Silva; o Engenheiro Agrônomo Carlos Ramiro Pereira Joaquim; o Engenheiro Florestal Michel Busatto; e a Engenheira Civil e Segurança do Trabalho Valesca Bonafé Centenaro.
ambém compareceu, a convite da diretoria da inspetoria, o conselheiro da Câmara de Agronomia, representante da URI, Eng. Agr. Gelson Pelegrini. Cada profissional participante elencou os assuntos pertinentes à sua área de atuação, contribuindo com sugestões para melhorar a fiscalização na jurisdição de responsabilidade da regional de Frederico Westphalen.