Frigoríficos de peixes de Rio Grande, Lajeado, Horizontina e Santa Rosa são fiscalizados pelo CREA-RS

Estes empreendimentos possuem máquinas e equipamentos em seus processos produtivos que necessitam de manutenção preventiva. Créditos: Arquivo CREA-RS

Em mais uma etapa da Operação Semana Santa, iniciada em março, ação de fiscalização verificou, na semana passada, cerca de 15 frigoríficos em municípios como Rio Grande, Lajeado, Horizontina e Santa Rosa.

A ação visa promover a valorização profissional

Estes empreendimentos possuem máquinas e equipamentos em seus processos produtivos que necessitam de manutenção preventiva como revisões, inspeções e, eventualmente, substituições de peças.

Revisões e inspeções devem ser feitas por profissionais habilitados

A falta da manutenção técnica preventiva oferece riscos ao empreendedor e ao trabalhador, incluindo o risco de acidentes, prestação de serviços de qualidade insatisfatória e oneração. Assim, quando o responsável por um empreendimento deixa de contratar profissional e/ ou empresa habilitada pelo órgão competente de registro e fiscalização do exercício das atividades técnicas, este assume todos os riscos decorrentes da execução das atividades, como danos contra terceiros, acidentes, má execução, entre outros.

Fiscalização visa segurança da sociedade

A ação visa promover a valorização profissional e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.