Operação Becquerel: CREA-RS fiscaliza geração de energia solar

De acordo com a última pesquisa da Aneel, divulgada em março deste ano, o Brasil produz um quantitativo suficiente para abastecer aproximadamente 5 milhões de unidades residenciais com energia fotovoltaica. A partir deste dado, o CREA-RS elaborou a Operação Becquerel, projeto de fiscalização de empreendimentos com micro e mini geração de energia solar.

O projeto visa verificar a participação de responsável técnico legalmente habilitado e com capacidade técnica, decorrente de sua formação acadêmica, e a existência deempresas legalmente constituídas e habilitadas no desenvolvimento de atividades das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea no território nacional. Assim, o Conselho busca a defesa da sociedade, fundamentado na ética, na proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

Serão fiscalizados empreendimentos de múltiplas áreas, como academias, aeroportos, agroindústrias, armazenadoras de grãos, centro esportivos, centros logísticos, clubes, concessionárias, condomínios, cooperativas, edificações, residências, apartamentos, estabelecimentos comerciais, indústrias e instituições de ensino.

A Operação Becquerel, cujo título remete ao físico descobridor da energia fotovoltaica, acontecerá em todo o estado do Rio Grande do Sul, mobilizando todos os agentes fiscais das 44 inspetorias do CREA-RS. Ao todo, serão 497 municípios visitados entre os dias 19 de abril e 19 de novembro de 2022, com a meta de 3 mil empreendimentos fiscalizados.

Nos dias 19 e 20 de abril de 2022, ocorre o início da ação de fiscalização na Inspetoria de Cachoeirinha/Gravataí. Entre os dias 20 e 24 junho, a ação acontecerá na Fronteira Oeste, abrangendo os municípios de Santiago, São Borja e São Luiz Gonzaga.