Notícia

Confea participa do lançamento do Projeto Construa Brasil


Assessor parlamentar José Maria Soares (à esq.) e coordenador da CCEEE João Luís Collares (à dir.) entre alguns dos participantes do evento. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta terça-feira (26/4), a Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) lançou o Projeto Construa Brasil, que tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios do setor da construção, retirando barreiras atuais e incentivando as empresas à modernização.

Em sua participação, o presidente em exercício do Confea, eng. civ. João Carlos Pimenta, declarou apoio ao projeto: “Contem com a nossa capilaridade nacional para levar o projeto aos estados. Estaremos juntos aos profissionais para modernização, estaremos juntos no objetivo de aumentar a competitividade e produtividade”, disse Pimenta. O assessor parlamentar do Confea, eng. civ. José Maria de Vasconcelos Paula Soares, o coordenador nacional das câmaras de Engenharia Civil (CCEEE), eng. civ. João Luís de Oliveira Collares, a presidente do Crea-DF, eng. civ. Fátima Có, e assessor do Crea-DF, eng. civ. Gilberto Campos, também estiveram no lançamento.

A secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniela Marques, destacou a importância do projeto para gerar mais empregos por meio da desburocratização, da digitalização e da industrialização do setor da construção. Marques ainda falou sobre as metas estabelecidas: “Estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do BIM no Brasil, e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada”, esclareceu a secretária.

Além do Confea, outras entidades também reconheceram a relevância da iniciativa e manifestaram apoio ao projeto. Entre elas, a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), a Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), a Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído (Antac), a Associação Brasileira da Construção Industrializada de Concreto (ABCIC), a Associação Drywall, a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais (Abrasip), o BIM Fórum Brasil (BFB), a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer) e a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco).

O projeto
Criado a partir do Termo de Colaboração entre o Ministério da Economia e a Rede Catarinense de Inovação (Recepeti), o Construa Brasil visa à elaboração de um planejamento estratégico para difusão da construção industrializada, além de estudos específicos para aprofundar o diagnóstico e propor soluções para as principais barreiras a essa difusão.

As metas estabelecidas estão relacionadas à convergência dos Códigos de Obras e Edificações, à melhoria do processo de concessão de alvará para construção, à difusão do Building Information Modeling (BIM) no Brasil, aos desdobramentos da Estratégia BIM BR e ao incentivo à coordenação modular e à construção industrializada.

Assista ao lançamento:

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: