Notícia

Confea se reúne com novo secretário-executivo do MMA


Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta terça-feira (03/05), os conselheiros federais eng. eletric. Daniel Sobrinho e eng. minas Renan Azevedo, juntamente com o assessor parlamentar Guilherme Cardozo, foram recebidos no Ministério do Meio Ambiente (MMA) pelo novo secretário-executivo, Felipe Ribeiro de Mello.

Na reunião, o secretário pediu apoio ao Sistema Confea/Crea para o novo Programa da Offshore da Energia Eólica. Em janeiro, o presidente Jair Bolsonaro editou um decreto que regulamenta a cessão de uso de espaços físicos e o aproveitamento dos recursos naturais em águas do mar, sob domínio da União, para a geração de energia elétrica. Esse tipo de atividade no mar territorial, na zona econômica exclusiva e na plataforma continental é chamado de empreendimento offshore. Confira o Decreto nº 10.946 completo aqui. 

O conselheiro Sobrinho falou da participação da engenharia nacional nessa nova empreitada. “É de suma importância que o Sistema - com sua técnica e capilaridade - possa auxiliar o Programa da Offshore da Energia Eólica”, afirmou Daniel. 


Mapa de empreendimentos
No ano passado, o Ibama elaborou um mapa que aponta a localização dos projetos de Geração de Energia Eólica Offshore que estão em processo de licenciamento. São 23 processos de licenciamento ambiental, com proposta de instalação de 3.486 aerogeradores, totalizando 46.631 MW. A maioria está nos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

Segundo o Ibama, a perspectiva é que sejam produzidos 700 GW de energia, caso todo o potencial eólico seja explorado, o que corresponde a dez vezes mais que o produzido por todos os empreendimentos de geração de energia instalados no Brasil, atualmente.

Saiba mais
Com os 7.367 km de costa e 3,5 milhões km² de espaço marítimo sob sua jurisdição, o Brasil possui uma plataforma continental extensa que confere características favoráveis para a instalação e operação de empreendimentos para geração de energia elétrica offshore.

O Plano Nacional de Energia 2050, elaborado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) e aprovado pelo Ministério de Minas e Energia, aponta para uma capacidade instalada de geração de energia elétrica por eólica offshore no Brasil em torno de 16 GW. 

Equipe de Comunicação do Confea com informações do MMA

Outras Notícias

NOTÍCIAS

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: