Notícia

Crea Entrevista Elizabeth Cox, presidente da Andest


Créditos: Arquivo CREA-RS

A qualidade dos cursos de especialização é determinante para o diferencial de bons profissionais e sua colocação no mercado de trabalho, assegurando a realização de um trabalho eficiente e reconhecido.

Para garantir o alto padrão de qualidade em cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, a Andest do Brasil (Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho), lançou o edital para certificação dos melhores cursos de pós-graduação com o Selo de Excelência Andest.

A presidente da Associação, Eng. Civ. e Seg. do Trab. Elizabeth Cox, esclareceu alguns pontos acerca do Selo de Excelência em entrevista com o CREA-RS.

CREA-RS: O que motivou a criação do Selo de Excelência?

Elizabeth Cox: A Andest foi criada em 2005 porque detectamos naquela época várias demandas a serem trabalhadas, sob aspectos técnicos e políticos, e nada melhor do que uma entidade nacional para conseguir atender essas demandas. Agora, com a questão da pandemia, o ensino ficou bastante prejudicado e detectamos algumas não conformidades que nos levaram a criar o Selo.

Nosso intuito é enaltecer as instituições de ensino que oferecem a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho com excelência. Ou seja, muito mais do que as conformidades que o MEC e que o Sistema Confea/Crea exigem, para que amanhã o egresso quando for solicitar esses registros, faça de maneira tranquila, já com todos os dados do curso cadastrados dentro do Crea. O que temos observado é que muitos desses requisitos acabam não sendo cumpridos. Os cursos são oferecidos e depois acaba vindo a dor de cabeça.

Pensando nisso, ano passado criamos este programa, o Selo de Excelência Andest do Brasil. É um programa que promove a melhoria contínua através de três selos: bronze, prata e ouro. Ano passado tivemos um número bem limitado de instituições de ensino que submeteram sua inscrição. Por conta disso, apenas uma instituição recebeu o Selo.

Esse ano, nós emitimos o edital e as inscrições estão abertas até o dia 15 de junho. A certificação acontecerá no dia 29 de julho e a entrega física do selo às instituições de ensino será no 7º Condest (Congresso Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho), em setembro.

CREA-RS: Qual a expectativa de adesão ao selo? Muitas universidades já entraram em contato?

Elizabeth Cox:  Muitas universidades entram em contato, mas quando veem os requisitos, vários percebem que não cumpriram. Assim, muitas correm para se regularizar. O selo já está promovendo uma melhora no oferecimento destes cursos porque eles descobrem requisitos que não estão cumprindo.

Por isso não conseguimos ter uma estimativa de quantos selos serão emitidos. Nós precisamos ser rigorosos por se tratar de um Selo de Excelência. É para premiar os melhores e, mais ainda, para promover a melhora contínua.

As instituições de ensino que receberem a certificação de bronze e de prata não iremos divulgar. Apenas as certificadas com ouro.

CREA-RS: Quais são os principais critérios analisados pela Associação para conferir as notas do Selo?

Elizabeth Cox: Temos uma explicação extensa no nosso edital. As instituições certificadas com o Selo de Excelência Ouro, iremos divulgar bastante, assim como fizemos ano passado com a UniAraguaia.

Os requisitos para que se consiga atingir essa classificação mais alta estão no edital. São diversos pontos, todos bem explicados. Entre eles, está a associação com a Andest, o registro do curso no e-Mec, apresentação de projeto pedagógico aprovado pelo CREA, entre outros.


Para conferir todos os pré-requisitos e demais detalhes, basta acessar https://andestdobrasil.org/2021/08/06/selo-de-excelencia-andest-do-brasil/.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: