CREA-RS fiscaliza setor fotovoltaico na região de Santiago

#PartiuFisca #fotovoltaica #OperaçãoBecquerel

Academia, agroindústrias, armazenadora de grãos, centro esportivos, concessionárias, condomínios, cooperativas, estabelecimento comercial, indústria, instituições de ensino estão entre os empreendimentos que serão fiscalização do CREA-RS entre 20 e 24 de junho nos municípios abrangidos pela Inspetoria de Santiago, na Fronteira Oeste.

O objetivo é visitar empreendimentos com micro e minigeração distribuída de energia elétrica para verificar a participação de responsável técnico legalmente habilitado e com capacidade técnica, decorrente de sua formação acadêmica, e a existência de empresa legalmente constituída e habilitada no desenvolvimento de atividades das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea no território nacional, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.

Em foco modalidades como Engenharia Elétrica, Engenharia Civil e Engenharia Mecânica e Metalúrgica.

Segundo dados divulgados pela ANEEL, em março/2022 o Brasil ultrapassou a marca de 10 gigawatts (GW) de potência instalada em micro e minigeração distribuída de energia elétrica, aquela que é gerada pelos próprios consumidores. Trata-se de um quantitativo suficiente para abastecer aproximadamente 5 milhões de unidades residenciais brasileiras, ou seja, para atender quase 20 milhões de pessoas. O Rio Grande do Sul está entre os Estados que mais aderiram a micro e a minigeração, estando atrás de Minas Gerais e São Paulo.

Devido a este crescimento, o CREA-RS verificou a necessidade de intensificar a fiscalização nos empreendimentos que possuem ou estão instalando os painéis fotovoltaicos para verificar se as empresas/ profissionais estão habilitados para os serviços.