Notícia

Plenária do CREA-RS é realizada no formato híbrido


Plenária foi conduzida pelo 1º vice-presidente, Eng. Mec. e Seg. Trab. Marco Aurélio Caminha Junior. Créditos: Arquivo CREA-RS

Na sexta-feira (24), ocorreu a Sessão Plenária n° 1.822, em formato híbrido. Parte dos conselheiros participou presencialmente, na Faculdade Senac, em Porto Alegre, enquanto os demais estiveram presentes de modo virtual.

A sessão foi presidida pelo Eng. Mec e eg. Trab. Marco Aurélio Caminha, 1º vice-presidente do CREA-RS. Fizeram parte da mesa, também, o Geol. e Eng. Seg do Trab, Paulo Souto Palma, diretor-geral da Mútua; Eng. Civ. Nelson Moussalle, 1º diretor-administrativo do CREA; Eng. Eletric. Nilza Venturini Zampieri, 2ª vice-presidente; o Eng. Civ. Alex Gobatto, coordenador-adjunto do CDER; e a Eng. Agr. Andrea Brondani, conselheira federal.

De maneira remota, estiveram presentes a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter; o Eng. Civ. e Seg. do Trab. Gilmar Piovezan Amaral, diretor-administrativo da Mútua; e o Eng. Civ. e Seg. do Trab. Marcio Marun, diretor-financeiro da Mútua.

A presidente Nanci Walter, por videoconferência, destacou sua agenda parlamentar em Brasília. Representando o Conselho, a Eng. Ambiental visitou os gabinetes do deputado Bibo Nunes e do deputado Lucas Redecker para tratar do PLC 39/2020 e demais assuntos relevantes ao CREA.

Plenária vota todos os processos em pauta

“Reforço aqui a todos o convite e a convocação que chegou a todos vocês. Agradeço a todos os coordenadores e membros da diretoria que estão colaborando. Nenhum profissional está de fora. Quem não puder comparecer presencialmente, pode acompanhar de maneira virtual. Não estamos aqui para ficar brigando entre Conselhos, temos que ser mais proativos e estamos fazendo isso nesta ação parlamentar. Vamos, em conjunto com o CAU, Senge-RS, Sergs e Sindicato dos Arquitetos, virar essa página. Precisamos acabar com essa discussão”, afirmou a presidente do CREA-RS.

A conselheira federal e Eng. Agr. Andrea Brondani da Rocha utilizou o espaço para destacar o evento “Mercado de Trabalho para Mulheres nas Engenharias”, organizado no auditório do Planetário em Porto Alegre no dia 23 de junho. “Quero aproveitar a ocasião para parabenizar a diretora Elisabete Gabrielli, também coordenadora do Comitê do Programa Mulher do CREA-RS, que fez um brilhante trabalho com as colegas ao participar e organizar um evento que celebrou o Dia Internacional das Mulheres na Engenharia”, disse.

O Eng. Mec. Carlos Silveira, coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, falou sobre a norma técnica de parques de turismo

A engenheira ainda destacou a organização dos Congressos Distritais, que acontecem neste sábado, dia 25, inaugurando o ciclo de Congressos Estaduais no Brasil. “O CREA do Rio Grande do Sul está dando mais um exemplo de liderança, pois será o primeiro Estado a realizar o CEP neste ano”, afirmou Andrea Brondani.

O convite para participação no CEP também foi reforçado pelo Eng. Civ. Alex Gobatto. “Amanhã temos nossa primeira etapa distrital do CEP. É um momento muito importante para estarmos levando nossas demandas e ideias para melhorar a prática do nosso trabalho. Não deixem de participar”, destacou o coordenador-adjunto do CDER.

Realizado no início do mês de junho, o Colégio de Presidentes reuniu presidentes e profissionais de todos os Creas do Brasil. Em conjunto, aconteceu a reunião de fiscalização do CREA Sul, composto pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Geóloga Tamara França Machado, da Câmara Especializada de Geologia e Eng. Minas, destacou a carreira do Geol. Ivan Luis Zanette

O Eng. Mec. Carlos Silveira, coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica e Metalúrgica, relatou a participação da sua câmara neste evento de fiscalização: “Foi demonstrada a necessidade de atualização de certas normas e, em tempo recorde, aprovamos na nossa câmara hoje uma proposta para que seja atualizada a DN do Confea. Pedimos que as demais câmaras respondam o mais rápido possível para que a Eng. Andrea Brondani possa levar essa proposta para o âmbito federal”. A presidente Nanci elogiou a agilidade da Câmara na elaboração da dita proposta.

O Geol. Marco Fontoura Hansen informou aos presentes a programação da primeira etapa do CEP e reforçou as falas dos colegas. “Temos que ampliar ainda mais o número de participantes do nosso Congresso Distrital preparatório. Peço para todos que estão presentes que participem deste importante evento. Agora são feitas as propostas para que depois tenhamos as eleições dos delegados para o Congresso Nacional de Profissionais em Goiânia”, disse o coordenador da Comissão Organizadora Estadual do CEP.

Durante o Colégio de Presidentes, aconteceu uma reunião da Câmara Especializada de Engenharia Civil, relatada pelo Eng. Civ. João Luis de Oliveira Collares, coordenador desta câmara. “Apresentamos a proposta da Coordenação Nacional de Engenharia Civil em relação à revogação da resolução que instituiu livre ordem, contribuindo, assim, com o Colégio de Presidentes, pois notamos que não trouxe benefícios. Agradeço à presidência pelo convite e reforço que estaremos presentes na audiência pública referente ao PLC 39, de suma importância”, afirmou o engenheiro.

“Ontem, a Comissão Eleitoral das Inspetorias finalizou o calendário das eleições e o regimento, que tão logo sejam assinados pela presidência e sejam divulgados. Segunda-feira nos encontraremos na audiência pública da Assembleia e reforço mais uma vez o convite”, informou o Eng. Civ. Nelson Moussalle, 1º diretor-administrativo do CREA-RS

Antes das votações de processos, foi informada a Decisão Plenária nº 0784/2022, que aprovou a homologação da instituição de ensino Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Decisão Plenária nº 084/2022, que aprovou a indicação do Geólogo Ivan Luis Zanette para ser homenageado com a Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea.

A Geóloga Tamara França Machado, da Câmara Especializada de Geologia e Eng. Minas, destacou a carreira do Geol. Ivan Luis Zanette e representou seus colegas de câmara: “Esta câmara especializada gostaria de expressar extremo orgulho e honra pela aprovação da indicação da Medalha do Mérito do Sistema Confea/Crea”.

Na sequência, vários processos passaram por análise e votação dos conselheiros.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: