Notícia

Audiência Pública na Câmara de Deputados debate processo de liquidação do CEITEC SA


Prédio da empresa . Créditos: Arquivo CEITEC

Única empresa na América Latina que contempla todas as etapas para a produção de chips eletrônicos, a CEITEC S.A projeta, fabrica e comercializa circuitos integrados (chips) para aplicações em identificação de animais, medicamentos, pessoas e veículos, além de autenticação, gestão de inventário, controle de ativos, entre outras.

Depois de empregar mais de 200 profissionais, entre mestres, doutores e especialistas, com grande quantidade de patentes e designs de circuitos desenvolvidos, que deveriam ser preservados, a empresa pública de semicondutores vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), instalada na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, encontra-se em momento difícil, cotada para liquidação realizada através do Programa de Parcerias de Investimento (PPI) do Ministério da Economia.

Para debater a proposta, a Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados marcou uma Audiência Pública sobre o processo de liquidação do CEITEC SA, no dia 14 de julho, a partir das 14h30, no Anexo II, Plenário 13.

Entre os palestrantes o ex-secretário estadual de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, e ex-presidente do Fórum Nacional de Secretaria de CT&I do Brasil, professor de Gestão  do Conhecimento e da Inovação da Escola Politécnica da PUCRS e conselheiro do CREA-RS, Eng. Adão Villaverde, que defende a manutenção da fábrica.

“Vamos trabalhar forte para nesta Audiência Pública  interditarmos o equívoco que é  liquidar a empresa, a única fábrica com soluções completas em  chips da América Latina”, afirmou.

Os demais palestrantes são Representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações,
Representante do Ministério da Economia,
Representante do Tribunal de Contas da União (TCU) e SILVIO LUÍS SANTOS JUNIOR -
Presidente da Associação dos Colaboradores do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Acceitec).

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: