Confea participa de Maratona e leva o segundo lugar

Participantes do Datathon. Créditos: Arquivo CONFEA

Durante cinco dias, servidores públicos, profissionais de empresas privadas, estudantes e acadêmicos – totalizando 43 pessoas – analisaram dados do Infogov e apresentaram propostas sobre como usar esses dados para reverter desigualdades de gênero no serviço público. Ao final do evento, o “Datathon: Desigualdades de Gêneros no Serviço Público” distribuiu troféus entre as equipes vencedoras. O grupo enviado pelo Confea ficou em segundo lugar.

Composta pelos assessores Rosângela Simonetti, Alessandro Melo e Bruno Taves, a equipe do Confea tinha dois objetivos: o primeiro partia do ponto de vista de Inovação e Inteligência de Dados. O intuito foi compreender como funciona um Datathon e entender boas práticas em relação à utilização de dados e inteligência para desenvolvimento e monitoramento do tema.

“Participar deste evento possibilitou identificar o funcionamento e o que é necessário para a replicação de um evento deste porte. Foi fundamental para identificarmos a melhor forma de execução no Sistema Confea/Crea, com isso teremos nossos eventos em um nível mais profissional e melhor adaptado à nossa realidade e necessidades”, comentou o assessor Alessandro Melo. O assessor Bruno Taves completa que, para executar um evento dessa envergadura, foram utilizadas várias técnicas já aplicadas no Confea. “Participar do evento permitiu visualizar a aplicação dessas práticas em uma competição de dados e identificar os pontos necessários para nossos processos”, disse.

O outro objetivo da participação do Confea no Datathon passa pelo prisma do Programa Mulher: a ideia era ampliar o network para potencializar o Programa. “Foi mais uma porta aberta para o Programa junto ao governo federal. Participaram diversos representantes de instituições vinculadas ao governo federal e, como fruto desse relacionamento, já temos agendas no sentido de aproximação do Programa Mulher aos Comitês do governo federal e à Rede de Diversidade, que é composta por diversos órgãos do governo e instituições em geral”, explicou Rosângela Simonetti.

A equipe com participação dos representantes do Confea ficou com o segundo lugar na competição. A grande premiada do Datathon foi a equipe “Sonia”, formada por Vilma Sobral de Oliveira, Gabriela Catunda Peres, Luciana Felix Ferreira, Rosangela Portella Teruel e Izabel Antunes Guarda Faez. A equipe apresentou o projeto NomeiaELA - Painel de Paridade de Gênero em Cargos de Liderança. As melhores propostas foram premiadas com um troféu e serão registradas em publicação. “Agradeço a todos os participantes, premiados e não premiados, pela participação. É com eventos como o Datathon que a gente começa a mudança no mundo”, afirmou a presidente da Enap, Betânia Lemos, ao entregar os troféus.

O evento
Participaram do Datathon 43 pessoas dos mais diversos perfis. Analistas de dados, psicólogos, professores universitários, estudantes, profissionais de gestão de pessoas de instituições públicas e privadas, estudiosos do tema, todos interessados em debater como combater as desigualdades de gêneros no serviço público e nas suas realidades profissionais.

Ao chegarem ao evento, os participantes formaram equipes multidisciplinares. Os primeiros dias foram de oficinas e mentorias sobre o tema e sobre o Infogov, plataforma de dados do governo federal que revela dados sobre os servidores públicos. Os três últimos dias foram de “mão na massa”: acessaram-se e interpretaram-se os dados e os participantes começaram a construir suas propostas sobre como essas informações podem ajudar a administração pública a solucionar problemas de desigualdades internas. O objetivo era que cada equipe construísse propostas inovadoras sobre política de gestão de pessoal, de seleção, de comunicação ou uma política social.

Foi um trabalho massivo de análise de dados, somente um dos sistemas, o SIAPE (RH) tinha um histórico de mais de 20 anos de dados, tratamos mais de 100 milhões de registros utilizando ferramentas de integração e organização de dados, técnicas de Data Science e sistemas de visualização para, ao final, entregar um projeto completo no formato de Portal, que abrangeu desde a sensibilização sobre o tema até a transparência, com o Painel da Desigualdade – mapa completo da ocupação de homens e mulheres em cargos de liderança no Serviço Público Federal. Embora o evento tivesse formato de competição, o clima que ficou foi de que o combate às desigualdades de gêneros no serviço público é uma vitória de todos: cada proposta foi comemorada por todas as equipes.

Equipe de Comunicação do Confea