O Programa Mulher RS está inserido em um contexto no qual o tema Equidade de Gênero tem sido uma das pautas prioritárias, que tem reafirmado constantemente a importância do protagonismo da mulher enquanto profissional, em seu mandato.

O desafio principal é encontrar maneiras de estimular a participação feminina de forma protagonista dentro do CREA-RS por meio de políticas e programas que sejam atrativos para as mulheres, bem como incentivar o registro profissional das engenheiras, agrônomas e profissionais das geociências após a sua formação acadêmica.

A implantação do Programa Mulher no CREA-RS foi aprovada em 06 de novembro de 2020. Em fevereiro de 2021, foi Instituído o Comitê Gestor do Programa Mulher com as seguintes

Com informações do Confea

Nossa meta é atingir o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nº 5 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

"A igualdade de gênero não é apenas um direito humano fundamental, mas a base necessária para a construção de um mundo pacífico, próspero e sustentável. O esforço de alcance do ODS 5 é transversal à toda Agenda 2030 e reflete a crescente evidência de que a igualdade de gênero tem efeitos multiplicadores no desenvolvimento sustentável". (http://www.agenda2030.org.br/ods/5/).

Os ODS pretendem intensificar ações nas áreas de educação, trabalho, saúde, no combate às discriminações e violências de gênero, empoderando mulheres e meninas para que atuem na promoção do desenvolvimento sustentável, com participação nas áreas da economia, política e outras áreas de tomada de decisão.

Abaixo, segue quadro com as Metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável - ODS nº 5 da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Programa Mulher do CREA-RS possui como fundamentação legal o Programa Mulher do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Decisão Plenária nº PL- 1395/2019) instituído em 30 de agosto de 2019 e elaborado pela Gerência de Relacionamentos Institucionais e Presidência do Confea, em conjunto com diversas lideranças do Sistema Confea/Crea, entidades de classes, parlamentares e membros da sociedade civil.

O Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA-RS possui a seguinte composição:

- Presidente do Crea-RS, Engenheira Ambiental Nanci Cristiane Josina Walter;
- Representante das Câmaras Especializadas do Crea-RS, Engenheira Florestal e Eng. Seg. Trab. Liana Sarturi de Freitas;
- Representante das Instituições de Ensino, Geóloga Cassiana Roberta Lizzoni Michelin;
- Representante da Mútua-RS, Engenheira Agrônoma Andréa Brondani da Rocha;
- Representante das Inspetorias, Engenheira Civil Maria Eugênia Lucas Cardoso;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Agrícola e Eng. Seg. Trab. Annelize de Albuquerque Altemann;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Florestal Fernanda dos Santos Antunes;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Geóloga Bruna Koppe Kronhardt;
- Representante dos Profissionais, Engenheira Eletricista e Eng. Seg. Trab. Gabrielli de Carli da Silva;
- Profissional benemérita: Engenheira Eletricista Nilza Luiza Venturini Zampieri;
- Profissional benemérita: Engenheira Civil Amélia Antunes Forte;
- Representante do CDER: Eng. Civil Luana Ferreira Hohemberger;
- Representante do Programa Crea Jr-RS, como membro convidada, com direito somente à voz, a acadêmica do Curso de Engenharia Civil da UFPel Alessandra Horbach Barbosa.