Governança de TI
A “Governança de TI” tem foco no direcionamento e monitoramento das práticas de gestão e uso da TI de uma organização, tendo como indutor e principal beneficiário a alta administração da instituição.
“Governança de TI é o conjunto estruturado de políticas, normas, métodos e procedimentos destinados a permitir à alta administração e aos executivos o planejamento, a direção e o controle da utilização atual e futura de tecnologia da informação, de modo a assegurar, a um nível aceitável de risco, eficiente utilização de recursos, apoio aos processos da organização e alinhamento estratégico com objetivos desta última. Seu objetivo, pois, é garantir que o uso da TI agregue valor ao negócio da organização.”
(Voto do Ministro Relator Ministro Aroldo Cedraz – Acórdão 2.308/2010 – Plenário)
Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (PETIC) 2018-2020
Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDTIC) 2018-2020
Maturidade de TI conforme o iGOV