
Inspetoria de Pelotas promove reunião livre sobre temas da Conferência Municipal da Cidade

Cerca de 30 pessoas participaram da reunião que resultou em várias propostas. Créditos: Arquivo CREA-RS
A Inspetoria de Pelotas promoveu, nesta quinta (5), uma reunião livre para debater o tema da Conferência Municipal “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades educadoras, inclusivas, democráticas, sustentáveis, com justiça social e equidade.
Representante do CREA-RS no Conselho da Cidade, o Eng. Civ. Celso Luis da Silva Pedreira, inspetor-tesoureiro de Pelotas, acompanhado da Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl, inspetora-chefe; e da Eng. Agric. Gizele Ingrid Gadotti, inspetora-secretária, apresentou os principais desafios a serem discutidos nestas reuniões, como regularização fundiária, habitação, saneamento ambiental e mobilidade urbana, acessibilidade, espaços públicos e privados, déficit de habilitações sociais, plano diretor, resiliência da cidade depois das enchentes, entre outros assuntos.
O tema da Conferência Municipal é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades educadoras, inclusivas, democráticas, sustentáveis, com justiça social e equidade"
Cerca de 30 pessoas participaram da reunião que resultou em várias propostas que serão enviadas ao Conselho da Cidade.
CONFERÊNCIA DAS CIDADES
É um evento fundamental para a discussão e formulação de políticas públicas urbanas no Brasil, que acontece em diferentes níveis (municipal, estadual e nacional). A 6ª Conferência Nacional das Cidades foi convocada pelo Ministério das Cidades e está agendada para ocorrer em outubro de 2025, sendo um processo para a reconstrução das políticas de desenvolvimento urbano.
As conferências municipais e estaduais, que precedem a nacional, são importantes para que a sociedade civil possa apresentar suas propostas e contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas e democráticas.
A Conferência Nacional das Cidades é precedida pelas etapas preparatórias nos municípios, estados e Distrito Federal, que servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
