Notícia

Secretário em SP, Kassab participa do Colégio de Presidentes


Créditos: Arquivo Confea

A quarta reunião ordinária do Colégio de Presidentes de 2025 contou com a visita do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, oportunidade em que o ex-prefeito da metrópole delineou o que seria um Brasil de excelência aos 27 presidentes de Creas. “Espero ver um Sistema cada vez mais presente, mais atuante, para que a gente possa contribuir para um Brasil melhor, com mais infraestrutura, com uma engenharia entre as melhores do mundo”.

kassab1

Antecedendo a fala do secretário, o presidente do Confea, Vinicius Marchese, lembrou que, quando era prefeito, Kassab utilizava o Crea-SP para as iniciativas da cidade. “Como secretário do Tarcísio, continua utilizando o Sistema. Kassab é engenheiro, tem um olhar técnico para as soluções do estado”, pontuou.

 

Salário Mínimo Profissional
Reunidos no CP, os dirigentes dos Conselhos Regionais de todas as unidades da federação aprovaram uma proposta oriunda do Crea-MA que prevê a criação de uma comissão, no âmbito do fórum, para formulação – e posterior envio ao Congresso Nacional - de um projeto de lei para atualização do piso salarial profissional, em face dos efeitos da inflação pelo congelamento do piso em 2022.

“Ao mesmo tempo que o Supremo Tribunal Federal declarou a constitucionalidade da Lei 4.950-A/1966 (que estabeleceu o piso), o entendimento estagnou o piso ao salário mínimo vigente em 2022. Mas de lá para cá a economia brasileira vem sofrendo uma depreciação terrível”, explicou Wesley de Assis, presidente do Crea-MA, autor da proposta.

Há outros PLs sobre o tema já em tramitação na câmara, mas os presidentes concordaram que eles já estão desatualizados com a atual demanda. A assessora parlamentar do Confea, Maísa Barbosa, concordou com esse posicionamento. Mesmo que aprovada no Colégio de Presidentes, a proposta ainda passa pela apreciação das comissões permanentes e do plenário do Confea antes de ser efetivada.

Fiscalização
Ainda durante o último dia da Reunião do Colégio de Presidentes, as lideranças Vinicius Marchese, do Confea, e Roberto Costa, do Crea-RN, formalizaram parceria para realização da 7ª Força-Tarefa Nacional de Fiscalização em usinas fotovoltaicas e eólicas, que será em setembro.

Crea-RN irá realizar força-tarefa em setembro

Planejamento
Os presidentes de Creas tiveram a oportunidade de conhecer a abordagem inovadora do Crea-SP na área de planejamento, que despertou interesse nas lideranças em reproduzir a iniciativa nos estados. O Crea-SP contratou serviço técnico especializado com foco em resultados, que segundo o gerente de Administração e Finanças, Ayran Pecorari, já começaram a aparecer porque as pessoas estão engajadas no projeto. Baseado em diretrizes do Confea, o Plano Plurianual (PPA) 2025-2027 do Regional abrange 16 projetos estruturais, 46 ações de médio prazo e 144 ações. De janeiro a junho de 2025, os números na atividade de fiscalização foram expressivos. A receita de ART e o número de registro de pessoa jurídica cresceram 10%, enquanto a inadimplência atingiu o menor patamar em seis anos. Além disso, as despesas foram reduzidas em 10%, o que demonstra a melhoria da eficiência na gestão do conselho.

Tecnólogos 
O presidente da Federação Nacional dos Tecnólogos, Pedro Alves de Sousa Júnior, conversou com os líderes dos Creas e reforçou o pedido de apoio no trâmite do processo de regulamentação do exercício das atividades de tecnólogos, categoria que abrange 42 mil registrados no Sistema. “Queremos continuar colaborando com o Sistema, como já fazemos”, afirmou.

Modernização
O presidente do Crea-SE, Dilson Luiz Silva, compartilhou ações voltadas para modernização da gestão do Sistema de Informações Técnicas e Administrativas do Crea (Sitac), implementadas no Regional. Conforme apresentado pelo diretor da Tecnotech Sistemas, empresa que desenvolve e mantém o Sitac, Wanderson Câmara, a ferramenta agora oferece a modalidade multibancos, o que amplia a oferta de serviços mais modernos para os profissionais, como o pagamento por Pix, e a possibilidade de negociação de melhores tarifas entre o Regional e os bancos.

O presidente Dilson também comentou sobre o Plano Especial BIM, uma iniciativa estratégica que visa democratizar o acesso à metodologia BIM (Modelagem da Informação da Construção), oferecendo acesso a ferramentas digitais e capacitação para profissionais e empresas sergipanas. O projeto envolve ainda um novo serviço para os registrados: um laboratório para treinamento na área.

Sistema Confea/Crea e Major do Corpo de Bombeiros de São Paulo assinam ofício para aprimorar o debate

Carregadores de veículos elétricos

A responsabilidade técnica por projetar e realizar a instalação e manutenção de terminais de carregamento de veículos elétricos foi um tema que permeou boa parte desta tarde (16/7) da reunião. O presidente do Crea-RN, Roberto Wagner Fernandes, engenheiro eletricista, preocupa-se que haja leigos manejando esses equipamentos. “Não é só uma tomadinha, como dizem. Cada conexão é como se fossem cinco ou seis ferros de passar ligados por oito horas”.

Ele apresentou os padrões de plug-in nos veículos e nos terminais, os tipos de estações de recarga, o tempo de recargam em cada marca de veículo. “É muito importante fazer o estudo de viabilidade técnica, que, entre outras coisas, vai avaliar o cotidiano da edificação. Muitos leigos têm instalado os carregadores, mas o dimensionamento, o projeto e a execução têm que ser todos feitos exclusivamente por engenheiros eletricistas. Temos que nos ater ao conhecimento, às normas e à legislação”.

Na sequência, Fernandes apresentou algumas normas da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). “Existem carregadores falsificados também, então é importante que se crie uma certificação”.

Após a fala do presidente do Crea-RN, o major do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo Ronaldo Ribeiro apresentou como foram os primeiros testes em veículos elétricos no Brasil, realizados no segundo semestre de 2024. “Concluímos que é possível apagar incêndio em veículo elétrico, mas precisa ter o conhecimento técnico”.

No início deste ano, eles inauguraram um laboratório exclusivo para testar incêndios em carros elétricos – foi o primeiro do tipo na América Latina e o quarto do mundo. “A partir desse laboratório, a ideia é definir regras gerais e protocolos para recarga de veículo e para a construção dos espaços onde essas recargas serão feitas”, explicou, antes de concluir: “para problemas complexos, não existem soluções simples, se não já haveria uma norma como a que estamos querendo construir”.

Conectar para avançar

Ainda no último dia de CP, o presidente do Crea-RN apresentou seu projeto HUB Crea-RN, uma soma de espaço coworking com plataforma digital de oportunidades, que pretende formar parcerias estratégicas entre estudante, profissional, empresas, instituições educacionais e financeiras. “Imaginamos um formato de colmeia, que traga valor para o profissional. Se a gente traz valor para o profissional, a anuidade se torna irrelevante para ele”. O projeto foi modelado junto com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “A ideia é que os profissionais não mais nos enxerguem como inimigo”.

Julianna Curado e Beatriz Craveiro / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: