
3º Fórum Sul da CEEMM debate padronização e alinhamento de ações

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participou da abertura . Créditos: Arquivo CREA-RS
Conselheiros e coordenadores das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica dos Creas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná estiveram reunidos em Porto Alegre, nos dias 17 e 18 de julho, para o 3º Fórum Sul das Câmaras Especializadas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica (CEEMM) da Região Sul.
A padronização de procedimentos fiscalizatórios, com base nas melhores experiências de cada regional participante, é um dos principais objetivos do encontro. A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participou da abertura e destacou a importância da integração entre os Creas e do debate qualificado sobre os temas relacionados às Câmaras Especializadas.
“Precisamos deste tempo para pensar novos projetos e alinhar boas práticas, qualificando e ampliando nossa atuação. Este fórum tem o propósito de qualificar os debates e discussões na busca por um melhor atendimento às demandas dos profissionais”, afirmou a presidente, diante dos cerca de 40 conselheiros presentes.
Fiscalização em estruturas metálicas, hospitais e inspeção veicular em pauta
O 2º vice-presidente do CREA-RS, Eng. Mec. e de Op. Carlos Roberto Santos da Silveira, agradeceu a participação dos conselheiros de Santa Catarina e Paraná, e abriu os debates com o primeiro tema da pauta: a Norma de Fiscalização para Trios Elétricos, Carros Alegóricos e Estruturas Metálicas Temporárias.
“Essa é uma discussão relevante para compreendermos o que devemos e podemos exigir nessas ações, em um trabalho que estamos desenvolvendo em conjunto com as Câmaras de Engenharia Civil e Elétrica”, explicou.
Segundo o coordenador da CEEMM-RS, Eng. Mec. Marcos Kercher, esse debate já vem sendo tratado nos dois primeiros fóruns da região Sul, com contribuições significativas para o aprimoramento dos procedimentos. “Nossa ideia é consolidar um resumo que será encaminhado às demais Câmaras envolvidas para análise e aprovação e, posteriormente, à Plenária. Assim, criaremos uma normatização para a fiscalização no RS, contribuindo também com os Creas de Santa Catarina e Paraná.”
O CREA-SC trouxe como contribuição a proposição de melhorias nos procedimentos de fiscalização de sistemas de climatização e gases medicinais em estabelecimentos de saúde. “Essa é uma demanda de extrema importância, pois reflete diretamente na redução de infecções e óbitos no ambiente hospitalar, além de contribuir para um trabalho mais seguro e eficaz dos profissionais da saúde”, destacou o coordenador catarinense, Eng. Mec. Diego Osório dos Santos. “O objetivo é entender como a fiscalização pode contribuir e promover a padronização nos três estados do Sul.”
Já a CEEMM-PR apresentou o tema da fiscalização do transporte rodoviário e da manutenção veicular. “Vidas são perdidas todos os dias nas estradas pela falta de inspeção e manutenção dos veículos. Cerca de 30% dos acidentes rodoviários têm essa causa. Se mil pessoas morrem em um ano, cerca de 300 dessas mortes estão ligadas diretamente à ausência de manutenção. É um problema sério que precisa estar na pauta da nossa fiscalização”, alertou o coordenador do Paraná, Eng. Mec. Valdemir Antunes.
Promovido pelo CREA-RS no Hotel Intercity Praia de Belas, o evento abordou questões práticas da atuação profissional, como segurança técnica, fiscalização e soluções para demandas industriais.
Visita técnica à CMPC
A programação do fórum também incluiu uma visita técnica à fábrica da CMPC, em Guaíba (RS) — uma das principais indústrias de celulose e papel do mundo, com exportação para mais de 50 países.
Reconhecida como a empresa florestal mais sustentável do planeta, a CMPC adota metas ambientais que promovem uma logística circular e geração mínima de resíduos. Além de visitarem as duas plantas industriais, os participantes conheceram mais sobre a atuação da companhia no estado, presente em 75 municípios — sendo 72 com plantações de eucalipto, dois com centros logísticos e Guaíba com a operação industrial.
