
Novos conselheiros federais tomam posse em Brasília

Tomaram posse o eng. eletric. José Cláudio Sicco e seu suplente Luis Henrique Nunes Motta. Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta quarta (23), a Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, acompanhou a homologação e posse dos novos conselheiros federais na Sessão Plenária Ordinária n. 1716, realizada no Plenário do Confea, em Brasília, com a presença de presidentes de Creas e outras autoridades do Sistema.
Pelo Rio Grande do Sul, que não tinha nenhum conselheiro federal há três anos, tomaram posse os eng. eletric. José Cláudio Sicco (titular) e Luis Henrique Nunes Motta (suplente).
Os profissionais foram eleitos no dia 16 de julho, com 1.384 votos, no processo eleitoral online. Essas eleições seguiram a Rosa dos Ventos, disciplinada pela Decisão Plenária nº 2320/2019, e ocorreram em cumprimento ao Calendário Eleitoral, aprovado pelo Plenário do Confea conforme decisão Plenária nº 0178/2025, após propositura da Comissão Eleitoral Federal (CEF). No Rio Grande do Sul, a modalidade foi a elétrica.
Os novos conselheiros federais do Confea tomaram posse e iniciam seus mandatos de 1º de janeiro de 2026 a 31 de dezembro de 2028. Além do Rio Grande do Sul, também terão representantes no Confea a partir de agora os estados: Bahia (Agronomia), Ceará (Civil), Maranhão (Civil), Paraná (Elétrica) e Tocantins (Industrial).
A posse dos novos conselheiros representa um momento importante para o Sistema Confea/Crea, com a renovação de seus quadros e a continuidade dos trabalhos em prol da Engenharia, Agronomia e Geociências no país.
