
CREA-RS participa do lançamento do Futuro+

"Investir na formação de novos profissionais é investir no futuro do nosso Estado", ressalta a Eng. Nanci Walter. Créditos: Arquivo CREA-RS
A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, e o gestor institucional Eng. Prod. Mec. Fábio Chaves participaram, nesta segunda-feira (21), do lançamento do Programa Futuro+, realizado no campus Mont'Serrat da Atitus Educação, em Porto Alegre.
A iniciativa, fruto da parceria entre Atitus e Fundacred, vai oferecer crédito educacional integral e sem juros para cursos de graduação em Engenharias e áreas estratégicas ligadas à reconstrução do Rio Grande do Sul.
O programa contempla, no próximo ano, 400 vagas com 100% de financiamento nas mensalidades para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Agronomia e Ciência da Computação. Ao todo, estão previstas 2 mil vagas ao longo de 5 anos, nos campus de Porto Alegre e Passo Fundo. Os estudantes beneficiados terão dez anos para quitar o valor financiado, com início apenas após a formatura e correção apenas pela inflação.
Durante a cerimônia, estiveram presentes importantes nomes da indústria e do setor educacional, como o CEO da Fiergs, Eng. Agr. Paulo Hermann, a diretora do Senai-RS, Susana Kakuta, e o ex-presidente da Capes, Eng. Civ. Anderson Correia.
Para a presidente do CREA-RS, a iniciativa é um marco no enfrentamento de um dos principais gargalos do desenvolvimento nacional: a escassez de engenheiros. "Investir na formação de novos profissionais é investir no futuro do nosso Estado. O Futuro+ é uma resposta concreta às urgências da reconstrução do Rio Grande do Sul e um impulso à valorização das engenharias como protagonistas do desenvolvimento sustentável e da inovação", destacou a Eng. Amb. Nanci Walter.
"O Futuro+ representa uma virada de chave no acesso ao ensino de qualidade em engenharia. Ao eliminar barreiras financeiras e aproximar a formação acadêmica das demandas reais da indústria, estamos construindo um caminho mais sólido para o desenvolvimento do Estado e do país", ressaltou o Eng. Mec. João Henrique de Souza, diretor da Escola Politécnica.
O programa integra o CredIES+ e conta com a taxa administrativa mais baixa entre instituições privadas do país, de 0,25% ao mês. As inscrições para o processo seletivo do Futuro+ 2026/1 estão abertas até o dia 14 de novembro de 2025 pelo site atitus.edu.br/futuromais.
Com informações do Jornal do Comércio
