Notícia

Confea incentiva acesso da agricultura familiar à assistência técnica


Na Contag, Comissão Temática de Financiamento Rural e Gestão de Risco (CTFRGR) aponta diretrizes de acesso ao crédito rural. Créditos: Arquivo Confea

 

Reunida pela terceira vez no ano, a Comissão Temática de Financiamento Rural e Gestão de Risco (CTFRGR) participou, na manhã desta sexta-feira (18/7), de uma reunião com representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). “O objetivo foi incentivar que as federações ligadas à Contag disponham de assistência técnica ao acessarem o crédito rural”, descreve o coordenador da comissão, eng. agr. Leonardo Pimentel.
 


Ele informa que, segundo o Censo Agropecuário de 2017, apenas cerca de 20% dos estabelecimentos rurais têm assistência técnica. “No ano de 2024, foram distribuídos 376 bilhões de reais para o crédito rural no Brasil.  17% deste total foram destinados ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que representa 78% das operações financiadas, totalizando 1, 8 milhão de agricultores beneficiados. Nossa preocupação é que esse grande número de produtores receba a devida assistência técnica para que as políticas de desenvolvimento rural potencializem seus resultados”, considera o coordenador da comissão, formada ainda pelos engenheiros agrônomos José Gomes Fragozo Neto, Fábio Freixo Brancato, Guilherme Sá Abrantes de Sena, Ricardo Arnaldo Otto Kich, Clayton Corrêa de Almeida e Clóvis do Lago Albuquerque (os três últimos como convidados).

O coordenador adjunto da comissão temática, eng. agr. Álvaro Bridi, aponta que linhas de crédito como o Pronaf, que dispõe dos juros mais baixos do mercado, segundo informa o conselheiro federal, podem ser otimizadas por meio da assistência técnica profissional. “Uma das formas como podemos incentivar essa assistência é oferecendo à Contag a possibilidade de usar a Anotação de Responsabilidade Técnica Social, que tem um valor simbólico, baixíssimo, ou a ART Múltipla. Apresentamos isso hoje à Contag”, reforça. 

Bridi acrescenta que muitos produtores têm pendências com documentação e com regularização ambiental, e o envolvimento de um profissional como o engenheiro agrônomo na elaboração dos projetos de crédito rural possibilita maior probabilidade de acesso ao crédito e sucesso na sua aplicação, “uma vez que esses profissionais estão habilitados a lidar com a conservação do solo, os recursos hídricos e ainda o aumento da produtividade”.


Henrique Nunes / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: