
Capão da Canoa recebe Operação Minerva do CREA-RS

Fiscalizar as obras civis e os itens de segurança do trabalho visando combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais. Créditos: Arquivo CREA-RS
Fiscalizar as obras civis e os itens de segurança do trabalho visando combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia, é o objetivo das ações de fiscalização que o CREA-RS promove em todo o Estado com a Operação Minerva.
Nesta semana, de 14 a 18 de julho, é a vez dos municípios abrangidos pela Inspetoria de Capão da Canoa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) receberem esta ação intensiva, que visa garantir a segurança da sociedade e a efetiva valorização profissional.
Durante as fiscalizações, os agentes do CREA-RS realizam a verificação da responsabilidade técnica de serviços e atividades que exigem a participação de profissionais com registro no CREA-RS. Caso sejam identificadas atividades técnicas sem os devidos registros ou com irregularidades, é emitido o Termo de Requisição de Documentos e Providências (TRDP), solicitando a documentação pertinente. O processo inclui também o levantamento fotográfico dos itens verificados e a posterior análise da regularidade dos profissionais e empresas envolvidas.
A Operação Minerva reforça o papel fiscalizador do CREA-RS como agente de proteção social, atuando com base na ética, na defesa ambiental e nos aspectos humanos, sociais e econômicos. Ao promover a fiscalização técnica qualificada, o Conselho contribui para a integridade das construções e para a valorização do exercício profissional responsável.
