
Câmara Municipal de Porto Alegre e Acampamento Farroupilha recebem reuniões de Câmaras Especializadas

A reunião da Cãmara de Engenharia Civil recebeu a visita da presidente da Câmara Municipal. Créditos: Arquivo CREA-RS
Entre os dias 11 e 12 de setembro, enquanto são finalizadas as obras da construção de um novo espaço no prédio do CREA-RS, as reuniões das Câmaras Especializadas da Engenharia Civil, Agronomia e Mecânica e Metalúrgica ocorreram, no formato híbrido, na Câmara Municipal de Porto Alegre. O Piquete Grito do Quero-Quero recebeu as outras especializadas, Elétrica, Florestal, Engenharia Química, Geologia e Engenharia de Minas e Engenharia de Segurança do Trabalho, aproveitando a Semana Farroupilha no Acampamento Farroupilha.
Na quinta (11), a Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura recebeu a visita da presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Comandante Nádia, acompanhada da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS.
Falando sobre as obras que estão em curso na Casa do Povo, a vereadora destacou o papel da engenharia civil no trabalho de restauração do prédio, que foi duramente atingido pelas cheias de maio passado. “Além de toda a reconstrução dos andares que ficaram submersos, trouxemos melhorias como a instrumentalização das salas como esta em que estamos, que só foram possíveis graças à atuação do nosso corpo técnico, então agradeço a vocês, engenheiros.”
Presidente Nanci, ressaltou o fato das reuniões, assim como a Sessão Plenária, estarem ocorrendo pela última vez fora da sede do Conselho, que, a partir do dia 20 de setembro, contará com espaço para receber os conselheiros, após as obras que estão sendo finalizadas. Também agradeceu a presença da Comandante prestigiando a reunião “da maior Câmara Especializada do CREA-RS. “Sempre convidamos quem queremos conosco”, reforçou.
Na pauta da Câmara da Engenharia Civil, mais de 500 processos, sendo discutidos pontos importantes em relação à ética profissional, que incluem questões como a aprovação dos próprios projetos.
AGRONOMIA
Cerca de 50 processos de atribuições profissionais foram relatados na Câmara de Agronomia, sob a coordenação do Eng. Agr. Alexandre Zillmer. Também na pauta registro de curso de pós-graduação em Ciência do Solo, Planejamento e Gestão Estratégica, Engenharia Geotécnica.
CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA ELÉTRICA
Sob a coordenação Eng. Eletric. e de Seg. do Trab. Rene Reinaldo Emmel Júnior, na reunião da Câmara de Engenharia Elétrica ganhou destaque a deliberação sobre um sinistro com óbito ocorrido em via urbana, envolvendo fios eletrificados de rede elétrica de uma concessionária de energia. Entre outras pautas, foi discutida também a atuação profissional em relação às tecnologias de Inteligência Artificial.
CÂMARA ESPECIALIZADA DE ENGENHARIA FLORESTAL
Sob a coordenação do Eng. Ftal. Edison Bisognin Cantarelli, o encontro, no formato híbrido, deu continuidade aos debates sobre o Plano de Fiscalização na área florestal, com o objetivo de definir áreas prioritárias de atuação. Entre os pontos discutidos, destacaram-se o reflorestamento, o transporte de madeira e a atuação dos(as) Engenheiros(as) Florestais na área ambiental.
CÂMARA ESPECIALIZADA DE GEOLOGIA E ENGENHARIA DE MINAS
A reunião de Câmara de Geominas, sob a coordenação do Eng. Geól. Felipe Padilha Leitzke, adjunto, tratou da manutenção de ARTs em andamento, sem necessidade de baixa, para atividades relacionadas a outorga e licenciamento ambiental, considerando a carga horária de trabalho dos profissionais da modalidade Geologia e Minas.
MECÂNICA E METALÚRGICA
Com o coordenador, Eng. Mec. Marcos Kercher, online, a Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica relataram e discutiram mais de 100 processos. Ações e normas de fiscalização, para estrutura metálicas e estabelecimentos que utilizam equipamentos mecânicos, também estiveram na pauta.
CÂMARA DE ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Na coordenação do Eng. de Seg. Trab. Alexandre Eberle Alves, a reunião da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho trouxe a responsabilidade de conselheiros e coordenadores de Câmara na tramitação de processos de profissionais, especialmente no que diz respeito à ética. A pauta destacou a preocupação com o tema, que também vem sendo debatido no Conselho Federal.
