
CREA-RS na 26ª Construsul

Créditos: Arquivo CREA-RS
Palco de tendências e inovação para a construção civil no Brasil e na América Latina, a 26ª Construsul – Feira Internacional da Construção aconteceu de 22 a 25 de julho, na Fiergs, em Porto Alegre (RS), com três pavilhões repletos de novidades, tendências e visitantes. Voltada a profissionais que buscam inovação em todas as etapas da construção, mais de 300 expositores trouxeram soluções que otimizam processos e reduzem impactos ambientais, contribuindo diretamente para a cadeia produtiva, construção, acabamentos e infraestrutura.
Onde tem engenharia, tem estande do CREA-RS, em parceria com o Confea e a Mútua. Participando dessa importante feira desde a sua primeira edição, não poderia ser diferente desta vez. Lotado desde o primeiro dia, o estande do CREA-RS estava instalado na entrada do evento, voltado à valorização dos profissionais e à conexão com o setor da construção civil. Nosso espaço recebeu profissionais, empresários, estudantes e entidades, reforçando a visão de um Conselho que se coloca a serviço do desenvolvimento e da inovação no setor. No primeiro dia, recebeu a visita dos novos conselheiros federais, eng. eletric. José Cláudio Sicco (titular) e Luis Henrique Nunes Motta (suplente).
Mais do que uma feira de negócios, a Construsul é um ambiente de atualização técnica, geração de networking qualificado e troca de conhecimento com profissionais do Estado e do Brasil.
A cerimônia de abertura, que contou com a presença da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, foi marcada por discursos de otimismo diante da reconstrução do Rio Grande do Sul após as enchentes de 2024.
Para a presidente, Eng. Nanci, a Construsul é um espaço estratégico e que faz conexão com os profissionais, com os empresários, com todos que trabalham com a construção civil e que vêm de fora do Rio Grande do Sul. “Desde a primeira edição, estamos presentes e somamos com o orgulho de ser gaúcho e do empreendedorismo. É um espaço que gera valor. Um ambiente pensado para fortalecer parcerias e gerar novas oportunidades”, ressaltou.
Representando a Mútua-RS na abertura, o Eng. Civ. Marcio Marun Gomes falou sobre a importância do evento, evidenciando a força do mercado da construção civil, tanto em produtos quanto em serviços. “Não poderíamos deixar de participar, reforçando a relevância do nosso Sistema Profissional — Confea, Crea e Mútua. Destacamos a atuação do Conselho na valorização das atividades profissionais, bem como o papel assistencial da Mútua, que acolhe e apoia os profissionais por meio de seus benefícios. Parabéns pelo excelente estande, e que novas parcerias entre o Crea-RS e a Mútua-RS continuem se consolidando!”, destacou.
Representando o governo do estado, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Leandro Evaldt, destacou a força do setor para a recuperação do estado. “É emocionante ver nosso estado se reerguendo. Por meio da Construsul, estamos construindo caminhos, conectando pessoas e ajudando a reconstruir o Rio Grande do Sul”, afirmou.
A feira ocupou uma área de 20 mil m² e contará com expositores nacionais e internacionais. Ao todo, mais de 10 segmentos estarão representados, com lançamentos nas áreas de argamassas, revestimentos, impermeabilização, iluminação, ferragens, tintas, portas, ferramentas, piscinas, jardinagem, entre outros.
