
Ação conjunta do CREA-RS e CAU-RS fiscaliza montagem da Construsul

Fiscalização do CREA-RS e CAU-RS no estande do Conselho gaúcho. Créditos: Arquivo CREA-RS
Nesta segunda-feira (21), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), realizou uma ação de fiscalização na 26ª edição da Construsul – Feira Internacional da Construção. Reconhecida como uma das maiores do setor, o evento reúne profissionais, empresas e instituições ligadas à construção civil.
O supervisor Pedro Ost e o agente fiscal Gustavo Brasil, acompanhados da equipe do CAU-RS, visitaram mais uma vez a montagem das estruturas da Construsul, para verificar o exercício legal das profissões técnicas, assegurar a presença de profissionais habilitados e orientar expositores sobre a importância do cumprimento das normativas técnicas e éticas.
A iniciativa reforça o compromisso dos Conselhos com a valorização profissional e a defesa da sociedade, promovendo um ambiente de troca segura e qualificada no setor da construção civil.
“A Construsul é a maior feira de construção do Estado do Rio Grande do Sul, estão montando aqui hoje algo em torno de 600 estandes, a nossa fiscalização será realizada por amostragem, verificamos a ART de alguns itens de algumas instalações elétricas PPCI entre outros”, relata Pedro Ost, supervisor de Fiscalização do CREA-RS. De primeiro momento o CREA-RS verifica a PPCI do evento, depois a montagem do pavilhão onde contém alguns estandes na parte externa e por último a amostragem em alguns estandes internamente. O supervisor ainda comenta “verificamos a montagem de estrutura metálica, montagem de estande, instalações elétricas, painel de led dentre outras atividades de engenharia constatadas no local”, finaliza.
Rodrigo Jaroseski, do CAU-RS, comenta: “o importante da gente se unir para poder fazer essas ações conjuntas é ganhar peso em relação à sociedade, mostrar que a gente está cumprindo o nosso papel institucional de realmente trazer essa segurança e de que tem responsável técnico habilitado por trás dos serviços que estão sendo prestados”. Ainda relata que o importante é deixar as pessoas que frequentam esses espaços grandes e coletivos seguras de que elas não vão estar em risco, “por estar sendo feito um trabalho com um responsável técnico habilitado, que eu acho que é o principal objetivo dos conselhos”, finaliza Rodrigo.
A feira ocorre dos dias 22 de julho até o dia 25 no centro de eventos da Fiergs, tendo de terça quinta funcionamento das 13h às 21h e na sexta-feira das 13h às 19h.
O CREA-RS também está presente com um estande para receber os profissionais que visitarem a feira, que deve receber mais de 40 mil pessoas, com 600 estandes.
