Notícia

CREA-RS participa do Programa Portas Abertas da Corsan


A delegação do CREA-RS conheceu o Centro de Operações Integradas (COI). Créditos: Arquivo CREA-RS

Na tarde desta sexta (18), uma delegação do CREA-RS realizou uma visita técnica às instalações da Corsan, a convite da empresa no Programa Portas Abertas. O grupo conheceu o Centro de Operações Integradas (COI) e toda tecnologia utilizada para monitorar e garantir o bom funcionamento dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto.

A Eng. Amb. Nanci Walter não pôde comparecer e foi representada pelo Eng. Químico e Seg. Trab. Luiz Henrique Rebouças dos Anjos, 2º diretor administrativo, que destacou a importância da capacitação técnica. Também participaram supervisores, agentes fiscais, conselheiros integrantes da Comissão de Meio Ambiente do CREA-RS (Coema). 

O diretor de Engenharia, Breno Coutinho, apresenta os investimentos

A diretora-presidente da Corsan, Samanta Popow Takimi, destacou a importância de receber a delegação do Conselho gaúcho. “Queremos estabelecer e ampliar a relação institucional com o CREA-RS. E o programa Portas Abertas é muito importante para nós nesta aproximação, por compartilhar informações sobre as operações e todo o processo da Companhia”, afirmou.

Na sequência, o diretor de Engenharia, Eng. Civ. Breno Coutinho, fez uma apresentação sobre as operações, os investimentos e o compromisso social da empresa junto à população, destacando a importância do saneamento para o Rio Grande do Sul. “Este é o grande desafio da empresa, como investimentos de expansão com 56 milhões em engenharia de projetos, qualificação dos processos de licenciamentos ambientais”, apontou.

A importância do saneamento

Apresentou as principais entregas de 2025, em municípios como Gravataí, Capão da Canoa, Viamão. Hoje a Corsan atua em todas as regiões do estado, com 200 novos contratos por mês, com 55 empresas atualmente contratadas.

Salientou que as empresas precisam apresentar sempre um profissional habilitado nos serviços e atividades técnicas, com registro no CREA-RS. “Mas ainda é necessária maior qualificação profissional para o setor”, apontou, lembrando ainda que a Corsan trabalha com uma comunicação assertiva para contribuir com a conscientização ambiental da população. “Acreditamos que instituições, como o CREA-RS, podem nos ajudar neste trabalho também”, disse. 

Adiantou que a Corsan também tem investido em tecnologias. “A Corsan vai implantar em Esteio uma usina de asfalto compacta. O projeto irá ocupar 6.370 metros quadrados, considerando parte da área já utilizada pela ETE. Já está sendo montada na China”, ressaltou.

Durante a visita, os participantes conheceram o funcionamento do COI, responsável pelo monitoramento em tempo real da operação dos municípios atendidos pela Companhia. A unidade centraliza informações sobre pressão nas redes, consumo de energia, uso de insumos e qualidade da água e do esgoto.

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: