
CREA-RS promove Operação Deméter em Ijuí

Foco especial nas unidades armazenadoras de grãos e em estruturas e máquinas agrícolas. Créditos: Arquivo CREA-RS
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) realizará, de 4 a 8 de agosto, uma operação de fiscalização nos 10 municípios abrangidos pela Inspetoria de Ijuí, como Coronel Barros, Catuipe, Joia e Eugênio de Castro, com foco especial nas unidades armazenadoras de grãos e em estruturas e máquinas agrícolas.
A ação integra as Metas Nacionais de Fiscalização estabelecidas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia e está alinhada à Resolução nº 1.134/2021, que prioriza a fiscalização em áreas com potencial risco à sociedade. O objetivo é garantir a efetiva participação de profissionais e empresas legalmente habilitadas nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências, valorizando o exercício profissional e promovendo a segurança da população.
Dados da BBC News Brasil demonstram que o trabalho em silos está entre as atividades com mais acidentes fatais no país. Entre os acidentes mais comuns estão o soterramento, que ocorre quando se tenta desobstruir o duto caminhando sobre os grãos, podendo causar morte por asfixia, e as mortes por intoxicação devido à inalação de gases tóxicos produzidos pela fermentação dos grãos.
Para conter riscos operacionais e ambientais, o CREA-RS destaca a importância da manutenção preventiva de equipamentos e estruturas, bem como da capacitação adequada dos trabalhadores. Essas atividades exigem o acompanhamento técnico de profissionais devidamente registrados, assegurando a integridade das instalações, a segurança dos trabalhadores e a proteção ao meio ambiente.
De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Região Sul lidera em número de unidades armazenadoras, totalizando 5.444, sendo que o Rio Grande do Sul é responsável por 3.252 dessas unidades.
