Notícia

CREA-RS e instituições unem esforços na reconstrução dos municípios atingidos pela catástrofe


Créditos: Arquivo CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS) se reuniu, na quinta-feira (02/05), com representantes de diversas instituições, tendo como pauta a crise climática que tomou conta do estado.

A presidente do Conselho gaúcho, Engenheira Ambiental Nanci Walter, destacou os termos de colaboração que devem ser estabelecidos com as secretarias estaduais de obras públicas; habitação; logística e transportes, visando ações conjuntas de recuperação. "Estamos planejando agir em três frentes neste momento. Primeiro, colocamos à disposição agentes fiscais voluntários para prestar assistência com os veículos oficiais dando suporte nas cidades em que o CREA-RS possui Inspetorias e que não temos acesso a partir da sede em Porto Alegre", enfatiza.

A Eng. Nanci destacou ainda que o CREA-RS está viabilizando a Taxa Zero nas ARTs nos casos específicos para o setor público, que estão envolvidos direta e indiretamente na reconstrução das rodovias, pontes, etc. (obras de arte) que envolvam as profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.

O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) foi representado pela chefe de comunicação, Marina Mattus, e pelo assessor da Presidência, Alexandre Borsato, que falaram em nome do presidente da entidade, o Engenheiro de Telecomunicações Vinícius Marchese, oferecendo apoio na disseminação das informações sobre a catástrofe histórica que assola o RS, dada à amplitude de sua rede, composta por mais de 1 milhão de profissionais registrados.

O Engenheiro Civil Ricardo Lins Portella Nunes, presidente da Associação Riograndense de Empreiteiros de Obras Públicas (Areop), ressaltou a necessidade de estudos pós-inundações, reforçando que a Federação das Indústrias do Estado do RS (Fiergs) já trouxe à pauta a questão da segurança hídrica e estudos hidrológicos no RS.

O Conselho Regional de Arquitetura do RS (CAU/RS), representado pela gerente de fiscalização Márcia Martins e pelo assessor de Relações Institucionais Fausto Leiria, também manifestou apoio e disponibilidade para ajudar nesse momento crítico. Leiria salientou a importância da participação de profissionais da área tecnológica, especialmente para firmar parceria com as prefeituras.

Comandante do 1° Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Porto Alegre, tenente coronel Marcelo Carvalho Soares, esteve presente na reunião e aproveitou a ocasião para enaltecer a relevância da competência técnica dos profissionais que fazem parte do Conselho nas operações pós-enchentes, pontuando os riscos associados à colocação de pessoas sem preparo em áreas de perigo.

Além disso, a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), por meio de seu advogado Rodrigo Westphalen, ofereceu apoio na articulação de comunicação entre municípios e instituições, atuando no acolhimento de doações, assessoria jurídica e suporte técnico nas áreas de trânsito, meio ambiente e saúde. Westphalen também mencionou o contato direto com órgãos governamentais federais e estaduais para agilizar a liberação de recursos e flexibilização de condutas.

"Esta é, indiscutivelmente, a pior crise que nosso Estado já enfrentou em toda sua história. Superando até mesmo os desafios de 1941", declarou o Engenheiro Civil Rafael Sacchi, presidente do Sindicato da Indústria da Construção de Estradas, Pavimentação e Obras de Terraplanagem em Geral no RS (Sicepot-RS). Sacchi ressaltou a urgência de um plano abrangente de segurança hídrica, com foco específico na proteção das áreas ribeirinhas, como uma das alternativas para o enfrentamento da situação. “Precisamos nos unir na reconstrução do nosso estado”, frisou.

Na mesma linha, o diretor da divisão de hidrovias da Secretaria Estadual de Transportes e Logística, Engenheiro Civil Reinaldo Gambim, reforçou a importância do auxílio imediato por meio de doações, juntamente com a divulgação detalhada dos dados técnicos e das obras necessárias para a reconstrução do Estado. Gambim assegurou o compromisso da secretaria em colaborar integralmente com todos os processos de recuperação.

O Engenheiro Civil Carlos Bressan, diretor-geral da Secretaria Estadual de Obras, informou que as demandas da pasta já estão em curso e devem se intensificar. Disse também que vistorias técnicas foram realizadas em Porto Alegre e no interior, ressaltando os esforços para expandir a equipe de profissionais disponíveis para colaborar com o Governo.

Carlos Baltazar Ribeiro, diretor-adjunto do Departamento de Regularização Fundiária da Secretaria Estadual de Habitação do RS, destacou a continuidade dos esforços da pasta durante a crise, enfatizando a complexidade e a extensão dos desafios que virão na fase de recuperação.

O assessor de gabinete da Assembleia Legislativa do RS (ALRS), Arlindo Neto, representando o presidente do Poder Legislativo, deputado estadual Adolfo Brito, expressou a importância da união entre todas as entidades presentes na reunião convocada pela presidente Nanci, como um sinal de esperança em meio à adversidade.

Além dos mencionados, estiveram presentes na reunião o diretor executivo do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon-RS), o Engenheiro Civil Leônidas Quadros, o arquiteto da Secretaria Estadual de Habitação do RS, Marcos Hofmeister, e funcionários do CREA-RS: o assessor parlamentar Emerson Corrêa; a Engenheira Florestal Miriam Souza, gerente de convênios externos; o Engenheiro Civil Matheus Santos, assessor técnico; o Engenheiro Civil Donário Rodrigues Braga Neto, gestor operacional; o Engenheiro Plástico Sidnei Machado, gerente de Fiscalização; Alessandra Borges, chefe do núcleo de fiscalização; e o publicitário Orlan Romano, gerente de comunicação.

Por fim, o CREA-RS, em nome de sua presidente, Nanci Walter, enfatizou a importância da cooperação e da atuação conjunta de todas as autoridades e entidades para enfrentar os desafios decorrentes das intensas chuvas que afetam o Rio Grande do Sul.

Evite se deslocar! Se você ou alguém que conheça estiver precisando de ajuda, entre em contato com a Defesa Civil pelo número 199 ou Corpo de Bombeiros pelo 193.

Para aqueles que desejam contribuir financeiramente, o Governo do Estado possui um PIX exclusivo para doações, que será direcionado integralmente às vítimas das enchentes.

Juntos trabalharemos pela reconstrução do nosso Rio Grande.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

CREA-RS fiscaliza 17ª edição da Fecoarti

Imagem de exemplo

Aumento da temperatura pode prejudicar o cafezinho de cada dia

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: