Notícia

Creas da Região Sul se unem em ação do Reconstruir-RS


Treinamento contou com a participação de profissionais voluntários e dos presidentes dos três regionais e do Confea. Créditos: Arquivo CREA-RS

Ninguém no Rio Grande do Sul consegue dormir com tranquilidade depois de tudo o que aconteceu, mas temos que olhar para a frente e arregaçar as mangas e trabalhar.

Desde o início, o CREA-RS sempre esteve mobilizado com auxílio técnico e humanitário à sociedade e aos profissionais. A força motriz para reerguer nosso Estado é o conhecimento técnico dos profissionais das Engenharias e das Geociências.

Ainda na primeira quinzena de maio, criamos o Reconstruir-RS, programa em que os profissionais voluntários do Conselho se cadastram por meio de formulário e que já conta com mais de 2,5 mil profissionais de todo o Brasil. Firmamos um Convênio com a Famurs para que os municípios mais atingidos pudessem contar com esse voluntariado técnico.

Treinamento reunir voluntários do CREASUL

Este grupo de profissionais voluntários já esteve em 4 cidades, realizando mais de 700 vistorias técnicas, mais de 600 laudos técnicos, gerando uma economia para o Estado de mais de 300 mil reais.

A nossa próxima missão também é muito nobre e ocorrerá, de 2 a 5 de julho, nas escolas municipais de Canoas, uma das cidades mais atingidas pelas enchentes. Além do prejuízo econômico, é um sentimento de tristeza ver as crianças fora da sala de aula. Elas estão sendo prejudicadas pedagogicamente. Então, vamos contribuir para trazê-las de volta às salas de aula.

A ação demandará um grande número de profissionais voluntários, e contará com o apoio do CREA-SC, CREA-PR e seus inscritos em nosso programa de voluntariado, residentes em Santa Catarina e no Paraná. Eles percorrerão mais de 700 km na manhã desta segunda-feira (1/7) para se juntar aos profissionais voluntários gaúchos.

Na terça e na quarta-feira, o grupo irá vistoriar e gerar laudos técnicos em 40 escolas públicas que foram diretamente atingidas pelas enchentes.

O grupo será dividido em 13 equipes multidisciplinares, percorrendo 7 bairros, durante 2 dias de ação externa. Na quinta e sexta-feira as equipes irão focar em produzir os laudos com base nas informações coletadas nas escolas. O retorno dos profissionais do PR e SC aos seus estados está previsto para o sábado 6/7.

Para preparar os profissionais, foi realizado no último sábado (29), um treinamento que contou com dezenas de profissionais voluntários e a participação dos presidentes dos três regionais e do Confea.
No encontro, foi apresentado o cronograma, EPIs e equipamentos que devem ser levados, mapas dos bairros e das escolas, e demais materiais de apoio como modelo de laudo, fotos de reconhecimento, etc.

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, reforça que “Há uma necessidade urgente de serviços de engenharia para mitigar os danos e apoiar a recuperação das áreas afetadas. A mobilização de profissionais voluntários do Sistema Confea/Crea, com o suporte técnico e administrativo adequado, é crucial para atender a essa demanda de maneira rápida e eficaz”.

A intenção de todo este trabalho é apoiar os municípios nesta primeira etapa, onde os laudos técnicos são essenciais para alavancar recursos e providências para a contratação posterior dos serviços técnicos necessários à retomada do desenvolvimento.

Os Poderes Executivos e Legislativos terão pela frente algumas decisões técnicas fundamentais para a reconstrução do Rio Grande do Sul, onde a opinião técnica dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências devem prevalecer no desenvolvimento social, ambiental e econômico.

Juntos, vamos reconstruir o Rio Grande.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

CREA-RS fiscaliza 17ª edição da Fecoarti

Imagem de exemplo

Aumento da temperatura pode prejudicar o cafezinho de cada dia

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: