Notícia

Anuidades, serviços, multas e ARTs têm valores definidos para 2026


Avanços como a auditoria que vem conduzindo a análise das contas dos Creas foram destacados pelo presidente do Confea, Vinicius Marchese. Créditos: Fotos: Ricardo Chaves/Confea

As novas taxas de anuidades, serviços e multas devidas ao Confea e aos Creas e ainda os novos valores das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), para o exercício de 2026, foram aprovados durante a sessão plenária 1.707, desta quarta-feira (23/4). Assim, por exemplo, as anuidades para profissionais de nível superior passar a valer R$ 704,51 e, para nível médio, R$ 352,26. Os demais valores podem ser consultados nos links acima, em formato de PDF. Os descontos previstos variam de 5% a 15%, entre março e janeiro do próximo ano. As deliberações foram encaminhadas pela Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS). 

As propostas de reformulações orçamentárias do Crea-SE; Crea-SC e Crea-SP foram aprovadas. A esses regionais foram orientadas ações como o rigoroso acompanhamento da execução orçamentária e a avaliação quantitativa e qualitativa da evolução do processo de cumprimento das metas e estratégias previstas para os programas de governança, finalidade e gestão. 

A CCSS também apresentou ao plenário as prestações de contas do Crea-TO; Crea-PE; Crea-BA e Crea-RJ, relativas a 2021, todas aprovadas. “Tenho recebido várias manifestações de apoio dos regionais à auditoria contratada para analisar as prestações de contas. Uma auditoria técnica, com levantamento de dados bastante consistente. Queremos colocar as prestações o mais próximo possível dos mandatos. Começamos em 2018 e já estamos julgando as contas de 2021 com 2022 encaminhado. Parabéns à equipe e à CCSS por esse papel que é fundamental”, manifestou o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese.
 

Prodesu
A plenária também foi marcada pela aprovação de prestações de contas e de planos de trabalho destinados à participação de regionais junto a distintas linhas do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Fiscalização (Prodafisc), do Programa de Desenvolvimento e Aprimoramento da Atividades Finalísticas (Prodafin) e do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua (Prodesu). Foram contemplados: Crea-ES; Crea-TO; Crea-CE; Crea-PE; Crea-AM; Crea-AL; Crea-SE; Crea-RS; Crea-MT; Crea-RR; Crea-AC; Crea-PI; Crea-GO; Crea-MS; Crea-BA; Crea-RN e Crea-DF.
 

A plenária aprovou a minuta do edital para submissão de trabalhos voltados para o  Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc)

 

Contecc 2025: inscrições começam em 2 de maio
Durante a Sessão Plenária nº 1707, foi aprovado o edital para submissão de trabalhos ao Congresso Técnico-Científico da Engenharia e da Agronomia (Contecc) 2025. De acordo com o documento, os trabalhos poderão ser enviados entre 2 de maio e 31 de julho. Em breve, a íntegra do edital será publicada no site do Confea. 

Neste ano, o Contecc será realizado entre 6 e 9 de outubro, durante a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), em Vitória (ES), onde pesquisadores, professores, estudantes e profissionais irão compartilhar conhecimentos, experiências e visões sobre os temas mais relevantes e urgentes, incluindo inovações tecnológicas, sustentabilidade, desenvolvimento econômico e impacto ambiental.

A participação do diretor de Benefícios da Mútua, eng. Evânio Nicoleit, também marcou a plenária desta quarta-feira

 

Novidades da Mútua 
A diretoria da Mútua anunciou duas iniciativas em desenvolvimento pela Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea. Para o final de maio está previsto o lançamento do Mútua Celular, conforme divulgou o diretor de Tecnologia, Emanuel Mota, que ressaltou o compromisso da instituição em oferecer soluções que apoiem e impulsionem a atuação dos profissionais. “Com essa ferramenta, oferecemos mais subsídios para os profissionais exercerem seus projetos”, afirmou Mota, ao listar as vantagens do novo serviço de telefonia móvel. Entre elas, internet 5G com download e upload de arquivos pesados em segundos; tempo para falar à vontade com clientes e colegas em todo o Brasil; eSIM que pode ser ativado de forma rápida; e roaming internacional mediante ativação. Em celular.mutua.com.br é possível conferir os detalhes do projeto. 

O Mútua Inova+ é outra novidade que acontece de abril até novembro. A iniciativa visa conectar talentos e promover inovação aberta vinculada aos desafios estratégicos da Mútua. “A ideia é que sejam feitos vários hackathons”, como pontuou Mota, para estimular a criação de negócios inovadores e de soluções aplicáveis ao setor, promovendo transformação digital. A proposta é também promover o empreendedorismo entre os associados e criar oportunidades para parcerias estratégicas e transformação no segmento. Acesse inovamais.mutua.com.br para conhecer o regulamento.

Coordenador da CAIS, eng. agron. Cândido Carnaúba
Coordenador da Cais, eng. agron. Cândido Carnaúba


Protocolo de intenções
A plenária aprovou a realização de protocolo de intenções com o Colégio de Engenheiros do Peru (CIP, na sigla em espanhol) para o intercâmbio de conhecimentos, experiências e boas práticas com o Confea. A iniciativa foi discutida no país vizinho durante recente visita do presidente Vinicius Marchese e de outros representantes do Sistema Confea/Crea ao porto de Chancay, em Lima, no início de abril.

A facilitação da comunicação entre as organizações; o compartilhamento de informações técnicas; a identificação e o fomento de oportunidades de aprimoramento profissional; o exame de possiblidades de cooperação no desenvolvimento de capacitações técnicas entre os países e a promoção de eventos, conferências e fóruns técnicos que viabilizem o debate entre especialistas e a disseminação de boas práticas, novas tecnologias e soluções inovadoras no campo da engenharia também estão entre os objetivos, apresentados pela Comissão de Articulação Institucional do Sistema – Cais.

ConCidades
O presidente Vinicius Marchese e o engenheiro civil Álvaro Eduardo Goulart foram indicados titular e suplente, respectivamente, para representar o Confea junto ao Conselho das Cidades (ConCidades), colegiado consultivo e deliberativo integrante do Ministério das Cidades, voltado à construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU). O ConCidades é composto por seis representantes de entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa. A participação do Confea foi referendada por votação durante a 5ª Conferência Nacional das Cidades.
 

Vice-presidente Nielsen Christianni
Vice-presidente Nielsen Christianni

BRB
Em outra deliberação da Cais, a realização de um acordo de cooperação técnica com o Banco de Brasília (BRB) foi aprovada pelo plenário. Por meio dele, os profissionais do Sistema (adimplentes perante o Crea) poderão dispor de produtos e serviços por meio do cartão CO-Branded. A ferramenta contará com um limite previamente estabelecido e um sistema de cashback condicionado a um gasto mínimo mensal. O acordo terá vigência de 60 meses e não prevê desembolsos a qualquer título. “É uma ação que vai beneficiar os profissionais. Cada vez mais, o conselho olha para os profissionais”, apontou o vice-presidente do Confea, eng. ftal. Nielsen Christianni.

 

Henrique Nunes e Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

CREA-RS fiscaliza 17ª edição da Fecoarti

Imagem de exemplo

Aumento da temperatura pode prejudicar o cafezinho de cada dia

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: