
Congresso Distrital da Região Leste aprova 12 propostas e elege 17 delegados para o CEP

Delegados eleitos companhados da Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS. Créditos: Arquivo CREA-RS
A sede da Famurs, em Porto Alegre, sediou a última etapa dos Congressos Distritais que antecedem o 16º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), promovidos pelo CREA-RS. O encontro da Região Leste reuniu os profissionais das zonais Metropolitana, Litoral, Sinos e Sul, quando foram eleitos 17 delegados e aprovadas 12 propostas.
Na abertura do evento, realizada na noite de sexta-feira, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, destacou a importância do engajamento e participação nos debates propostos. “O que vocês querem do nosso sistema profissional? Trazer as mudanças, debater e fazer parte delas”, provocou.
Destacou, ainda, o ineditismo do evento com integração entre os Congressos Distritais e as equipes de fiscalização das regionais, com as Oficinas Temáticas que antecederam os encontros. “Somos o único regional que uniu essas duas frentes. Nosso papel é coibir o exercício ilegal da profissão, garantindo que apenas profissionais capacitados atuem nas nossas áreas e isso se faz com a qualificação das nossas ações fiscalizatórias”, ressaltou a presidente.
Representando a Mútua-RS, a diretora-geral Eng. Agr. Andrea Brondani enfatizou o papel da engenharia diante das emergências climáticas enfrentadas pelos municípios gaúchos. “Prefeitos e secretários estão sofrendo com os efeitos do clima. A engenharia, a agronomia e as geociências são parte da solução, unindo dados e conhecimento técnico para apoiar a tomada de decisões”, afirmou.
Em nome da presidente da Famurs, Adriane Perin de Oliveira, o diretor técnico da entidade, Décio Loureiro, deu as boas-vindas aos participantes. “É um prazer receber profissionais de tanta qualidade na casa dos municípios. Os municípios precisam da capacidade técnica e da qualidade dos profissionais do CREA-RS. Essa parceria é fundamental para reconstruirmos um Rio Grande forte.”
Também reforçou o papel do CREA-RS no apoio às administrações locais, destacando a iniciativa da presidente Nanci com a renovação do Termo de Mútua Cooperação Técnica, assinada em 01 de julho, que assegura apoio em situações de emergência e a oferta de capacitações para profissionais em temas como gestão de riscos, fiscalização de obras e saneamento. “Muitos municípios contam com poucos ou nenhum profissional técnico. A atuação do Conselho é essencial para garantir o desenvolvimento e a segurança de nossos municípios”, destacou.
DISCUSSÃO DE PROPOSTAS E ELEIÇÃO DE DELEGADOS
Sábado também é dia de discutir o papel da Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento nacional. Cerca de 50 profissionais participaram do segundo dia do Congresso Distrital da Região Leste do Rio Grande do Sul, na Famurs, no dia 5 de julho, das 9h às 15h.
Atividade-fim do Sistema Confea/Crea e Mútua, a fiscalização foi o primeiro item da pauta. A chefe de Núcleo de Fiscalização apresentou os números do primeiro trimestre das ações rotineiras, assim como as especiais. Também falou sobre as diligências e as origens das demandas que vêm das Câmaras Especializadas. Durante a apresentação houve uma grande interação entre inspetores e conselheiros presentes.
Destacou que o objetivo das ações é a contratação dos profissionais legalmente habilitado, combatendo o exercício ilegal.
Na sequência, a Comissão Eleitoral, composta pelo Eng. Geremias Vargas de Mellos, presidente, Eng. Giovani Francelino, secretário; e eng. Helécio Dutra de Almeida, mesário, coordenou o processo para a definição dos últimos delegados ao Congresso Estadual, profissionais com mandato e sem mandato referentes às 8 Câmaras Especializadas.
Acessibilidade e mobilidade, saneamento básico, engenharia pública, qualidade ambiental e desenvolvimento energético. Estes foram os Itens temáticos que foram apresentados aos profissionais das Zonais Litoral, Metropolitana, Sinos e Sul e que exigem as atividades dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências e que podem mudar a vida da sociedade.
Após a apresentação dos eixos temáticos pela Comissão organizadora do Congresso, os profissionais discutiram e inscreveram suas propostas através dos computadores disponibilizados no evento. As propostas foram colocadas em discussão, sendo aprovadas três por eixo temático. Como algumas se complementavam, foram agrupadas.
A realização dos Congressos Estaduais de Profissionais (CEPs) conta com o apoio da Mútua, que tem repassado recursos aos Creas para viabilizar as etapas preparatórias. No Rio Grande do Sul, essa parceria contribui para a infraestrutura necessária ao debate democrático entre profissionais das engenharias, agronomia e geociências, rumo ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP).
Após o escrutínio dos votos, a Comissão Eleitoral apresentou o resultado para os profissionais.
Delegados Eleitos para 16º CEP-RS:
COM MANDATO
Agronomia
Artur Pereira Barreto
João Batista Caldasso
Civil e Agrimensura
Leonardo Botelho
Marcelo Saldanha
Elétrica
Fabiano Luis de Jesus
Mecânica e Metalúrgica
Juliano Theis
Carlos Silveira
Engenharia Química
Bárbara Ehlers
Laline Fogaça Ramires
Segurança do Trabalho
Jairo Braz Medeiros
SEM MANDATO
Civil e Agrimensura
Aliane da Croce
Valfredo Cardoso Junior
Elétrica
Sergio Boniatti
Mecânica e Metalúrgica
Igor Heck
Ivo Germano Hoffmann
SEGURANÇA DO TRABALHO
Paulo Risse
Ricardo Fernandez
Esta foi a última etapa dos congressos regionalizados, que aconteceram em Ijuí, Santa Maria e Porto Alegre, recebendo cerca de 200 profissionais para discutir o tema Engenharia, Agronomia e Geociências no Desenvolvimento das Cidades, elegendo 33 delegados com mandato e 16 delegados sem mandato. Sistematizadas, as 39 propostas destes três Congressos Distritais serão discutidas e aprovadas no Congresso Estadual que ocorrerá dia 7 de agosto. No mesmo dia, serão escolhidos os delegados ao Congresso Nacional de Profissionais, que se realizará em 9 e 11 de outubro, em Vitória.
