Notícia

CCEGEM articula ações com órgãos públicos para reforçar a fiscalização


Créditos: Arquivo CREA-RS

 

A Coordenadoria de Câmaras Especializadas de Geologia e Engenharia de Minas (CCEGEM) reuniu-se em Foz do Iguaçu (PR), entre os dias 5 e 7 de agosto, para discutir temas relevantes para os profissionais da área e para a sociedade. Entre os assuntos tratados estiveram a fiscalização, atribuições profissionais e articulação do Sistema Confea/Crea com outros órgãos em ações conjuntas. 

A busca por uma gestão mais eficiente também esteve no centro das discussões, como destacou a coordenadora titular da CCEGEM, Sheila Klener. “Abordamos, por exemplo, a necessidade de integração de dados do Confea e dos Creas em uma única plataforma”, disse a geóloga. A coordenadoria também avançou na proposta de firmar acordo de cooperação técnica entre o Confea e a Agência Nacional do Petróleo (ANP), com o objetivo de desenvolver uma política integrada de fiscalização das atividades do setor petroleiro. No mesmo sentido, foi sugerida a articulação de ações com a Agência Nacional de Mineração (ANM) para enfrentar a invasão de competências profissionais por outros conselhos nas atividades de mineração e hidrogeologia.

O debate abordou ainda a importância de intensificar a atuação dos profissionais do Sistema em temas de interesse público. “Fizemos uma proposta referente aos riscos geológicos, para que sejam criados comitês de profissionais que possam auxiliar o poder público na gestão de crises e na criação de políticas públicas nesta área”, afirmou a coordenadora Sheila.

Da esq. p/ dir.: Amarildo Lima, Nielsen Christianni, Sheila Klener e Lucindo Antunes

Balanço
Para o coordenador adjunto da CCEGEM, Lucindo Antunes, a reunião foi uma oportunidade para construir ações colaborativas. Segundo ele, o encontro possibilitou “discutir soluções tanto para as demandas dos Creas quanto para as do Confea”. O vice-presidente do Confea, Nielsen Christianni, também ressaltou a relevância da agenda para debater temas que afetam diretamente a população. “Falamos sobre a questão das enchentes e de desmoronamentos, além de ações desenvolvidas pelos profissionais do Sistema que geram contribuição para a qualidade de vida da sociedade”, pontuou. Já o conselheiro federal Amarildo Lima destacou a importância da reunião para promover o alinhamento de ações no âmbito do Sistema. “Estamos verificando várias resoluções, fazendo modificações e alterações para que tenhamos um Sistema mais coeso, mais atualizado e humanizado, de forma a garantir a segurança da sociedade como um todo”, frisou.

Integrantes da CCEGEM estiveram na Usina de Itaipu para conhecer as instalações e os trabalhos nas áreas de geologia e engenharia e minas

A CCEGEM volta a se reunir em novembro, no último encontro do ano. A previsão é de que sejam debatidos os planos plurianuais de fiscalização das atividades ligadas a mineração e recursos hídricos, além de outros temas prioritários da agenda da coordenadoria.

O presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari (terceiro da dir. p/ esq.), marcou presença na reunião da CCEGEM em Foz do Iguaçu


Leia mais:
CCEGEM prepara resolução para incluir geofísicos no Sistema

Pela primeira vez, uma mulher assume a liderança da CCEGEM
 

Julianna Curado
Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

ASERMAU comemora 40 anos

Imagem de exemplo

CCEEST conclui sua terceira reunião ordinária do ano

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: