
Nesta terça-feira (26), foram definidas as 60 propostas que serão encaminhadas para o 12º Congresso Nacional de Profissionais (CNP), em Vitória (ES), entre 9 e 11 de outubro, que tem como tema central: “Engenharia, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades”.
Ao abrir os trabalhos da etapa de sistematização das propostas, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, ressaltou o compromisso social do Sistema Confea/Crea e Mútua ao definir as propostas que vão nortear os debates do CNP. “Nos congressos anteriores, o aproveitamento das propostas era pouco expressivo. Com a nova modelagem, mais alinhada às necessidades da sociedade, estamos direcionando o Sistema para contribuir efetivamente com a gestão pública. Assim, fortalecemos também a valorização profissional, pois deixamos o campo do discurso e avançamos para a prática”, disse Vinicius, que teve a opinião endossada pelo presidente do Crea-ES, eng. agr. Jorge Silva.
Conheça as propostas aprovadas
Das 263 propostas recebidas, 60 foram selecionadas e estão disponíveis para consulta.
Essas propostas foram escolhidas com base em critérios como pertinência temática, clareza, viabilidade de implementação e, especialmente, aderência ao Índice de Progresso Social (IPS): uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população brasileira de forma multidimensional. O alinhamento com o IPS garante que as propostas tenham potencial para gerar impacto social mensurável, contribuindo para cidades mais sustentáveis, inclusivas e resilientes.
Ao final do evento, o presidente Vinicius sugeriu que cada Crea elabore uma nota técnica reunindo todas as propostas do estado para ser entregue aos respectivos governadores. “Para além das 60 propostas que seguirão para o CNP, vejo muitas outras ideias interessantes que podem e devem ser aproveitadas nos estados. Por isso, vamos encaminhar um caderno com as propostas não selecionadas, para que sirvam de subsídio e, quem sabe, possam ser implementadas localmente. Aqui no Confea, já identifiquei propostas que não avançaram para a próxima etapa do CNP, mas que podem se tornar tema de grupos de trabalho”, divulgou.
Soea e CNP: inovação e participação
A secretária-executiva, Silvia Girardi, apresentou aos participantes as plantas e o formato da 80ª Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Soea e do 12º CNP, destacando as inovações. “O controle de quórum será por reconhecimento facial, o que possibilitará um processo mais rigoroso. Assim, somente a pessoa pertencente àquele grupo poderá votar”, explicou.
Já o presidente do Crea-ES, Jorge Silva, anfitrião dos eventos, aproveitou para divulgar a 1ª Corrida Soea – Edição Capixaba, que será realizada em 5 de outubro. “ Além da corrida, este ano temos mais uma novidade: a Feira Nacional de Engenharia, que estará no pavilhão anexo à Soea”, anunciou.
Saiba mais:
12º CNP inicia etapa de sistematização com 263 propostas recebidas
Participe dos eventos precursores e Congressos Estaduais de Profissionais para propor soluções ao país
Fernanda Pimentel / Equipe de Comunicação do Confea