
Presidente do CREA-RS participa do Prêmio Futuro da Terra

A Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, entregou o prêmio a Crops Team. Créditos: Arquivo CREA-RS
Com a presença do vice-governador Gabriel Souza, foi realizada, na noite de segunda-feira (2/9), a entrega do prêmio Futuro da Terra, parte da programação oficial da 48ª Expointer. Realizado pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), o evento reconhece contribuições para o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental em território gaúcho.
A Eng. Amb. Nanci Walter, presidente do CREA-RS, entregou o prêmio a Crops Team, startup de Agronegócio da Universidade Federal de Santa Maria. “É uma honra para nós do CREA-RS estar presente em um dos prêmios que mais valorizam a Engenharia, ao evidenciar as inovações e tecnologias desenvolvidas pelos profissionais do Sistema Confea/Crea para melhorar a qualidade de vida da sociedade. Parabenizo os engenheiros premiados e as duas startups. Onde tem engenharia tem CREA-RS.”
“O Rio Grande do Sul é o Estado mais inovador do Brasil, e o prêmio O Futuro da Terra reforça esse protagonismo. Ao destacar pesquisadores, empreendedores e instituições comprometidos com a sustentabilidade, mostramos que nosso Estado está preparado para liderar os caminhos de um agronegócio mais competitivo e resiliente diante das mudanças climáticas", ressaltou o vice-governador, que esteve acompanhado do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Edivilson Brum.
O diretor-presidente do Jornal do Comércio, Giovanni Tumelero, recordou que o prêmio foi criado há 29 anos para destacar o trabalho de quem se dedica ao setor agropecuário. “É uma honra homenagear pessoas e instituições que, com dedicação e competência, vêm contribuindo com inovação, fortalecendo a produção agropecuária do Rio Grande do Sul e do Brasil. A pesquisa foi determinante para o desenvolvimento da agricultura, e por isso esse prêmio homenageia quem trabalha para expandir as cadeias produtivas”, disse.
Criado em 1987, o prêmio Futuro da Terra se baseia em critérios técnicos para a seleção dos agraciados. A indicação dos premiados ocorre pela participação dos meios público e privado, com atuação no agronegócio e da área de ciências agrárias de instituições do RS.
Agraciados
PRÊMIO ESPECIAL
José Miguel Reichert - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
CADEIA DE PRODUÇÃO
Cláudio Wageck Canal - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Jorge Alberto Vieira Costa - Universidade Federal do Rio Grande (Furg)
Volmir Sergio Marchioro – UFSM / Frederico Westphalen
Wilson Francisco Britto Wasielesky Jr. – Furg
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA RURAL
Juliano Smanioto Barin – UFSM
Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis – Ufrgs
Maurício Oliveira - Universidade Federal de Pelotas (UFPel)
PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
Fabricio Jaques Sutili - UFSM
Helen Treichel - Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)
Luiz Antonio de Almeida Pinto - Furg
STARTUP INOVADORA
Crops Team - UFSM
ProspectaBio - TecnoPuc
Com informações: Texto e edição: Ascom Expointer
