Notícia

Confea promove palestra sobre saúde mental no Setembro Amarelo


O encontro teve como propósito estimular a reflexão e o diálogo aberto sobre o tema. Créditos: Arquivo Confea

Este mês é marcado pela campanha de valorização da vida e de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Em alinhamento a essa iniciativa, o Confea, por meio da Gerência de Cultura Organizacional e Desenvolvimento de Pessoas (GCD), promoveu nesta terça-feira (16), no Plenário do Conselho, a palestra “Saúde Mental e Prevenção ao Suicídio”, ministrada pelas psicólogas Solange Meirelles e Flávia Macedo. 

O encontro teve como propósito estimular a reflexão e o diálogo aberto sobre o tema, fortalecendo a construção de um ambiente de apoio mútuo, conforme destacou o gerente da GCD, Eduardo Firmino. “A ideia é incluir a pauta da saúde mental na rotina do nosso ambiente de trabalho, por isso organizamos este momento para que vocês façam trocas e esclareçam dúvidas com as especialistas”, afirmou. Firmino lembrou ainda que o Confea está empenhado em implementar a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que estabelece a inclusão da avaliação de riscos psicossociais na gestão de Segurança e Saúde no Trabalho (SST). A mudança determina que fatores como estresse, assédio e sobrecarga mental sejam identificados e gerenciados pelas empresas, integrando as medidas de proteção à saúde dos trabalhadores.

O Setembro Amarelo é considerado a maior campanha de combate a estigmas do mundo e, em 2025, reforça o lema “Se precisar, peça ajuda!”. A iniciativa é liderada, no Brasil, pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e tem alcançado grande relevância desde 2014. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, número que pode ultrapassar 1 milhão considerando os casos subnotificados. No Brasil, a média anual é de aproximadamente 14 mil mortes, o que corresponde a 38 pessoas por dia.

 

A promoção de ações de conscientização, como a realizada pelo Confea, é fundamental para quebrar tabus e disseminar informações seguras sobre saúde mental. Durante a palestra, a psicóloga Flávia Macedo destacou que “o conhecimento é essencial para lidar com os transtornos mentais”. Sua fala foi complementada por Solange Meirelles, que ressaltou a importância de compreender o conceito de saúde mental para agir preventivamente. “Trata-se de um estado de bem-estar no qual o indivíduo reconhece suas capacidades, consegue lidar com os estresses normais da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para sua comunidade”, explicou a psicóloga.

No ambiente de trabalho, o tema ganha ainda mais relevância diante dos números de afastamentos relacionados a transtornos psíquicos. Somente em 2024, o Brasil registrou quase 500 mil casos de afastamentos por ansiedade e depressão. “Isso não é um problema individual isolado, mas uma questão coletiva que afeta empresas e famílias”, alertaram as palestrantes.

As especialistas reforçaram a importância de buscar tratamento especializado e apoio ao identificar sinais de alerta, como irritabilidade excessiva, apatia e dificuldade de concentração, ou fatores de risco, como sobrecarga de trabalho e ambientes organizacionais tóxicos. “Nesses casos, a atuação da empresa e dos colegas de trabalho também é essencial. A rede de apoio e o acolhimento podem salvar vidas”, concluiu Flávia.

Encerrando a programação, a Associação dos Servidores do Confea, Crea-DF e Mútua (ASC) promoveu o sorteio de vouchers de serviços de bem-estar para os participantes da palestra.
 

Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

 

Outras Notícias

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: