
Recepcionados pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, as lideranças do Sistema Confea/Crea e Mútua deram início à 5ª Reunião do Colégio de Presidentes (CP) na manhã deste 18 de setembro.
Ao dar as boas-vindas, o governador destacou a relevância da atuação do CREA-RS e dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências na reconstrução do estado, atingido pela enchente histórica de maio de 2024. “Registro nosso respeito e admiração pelo Conselho e também agradeço a todos que se mobilizaram para ajudar o Rio Grande do Sul durante as enchentes que atingiram milhares de pessoas em 95% dos municípios, sendo que 350 cidades ficaram em situação de emergência por causa das inundações duradouras”, retribuiu, lembrando especialmente da colaboração da presidente do Crea gaúcho. “A presidente Nanci é sempre atuante e diligente nos projetos e na colocação de soluções para o estado. Com essa ajuda, tivemos a percepção de que não estávamos sozinhos e isso foi importante para suportar a crise”, acrescentou.
Leite aproveitou a ocasião para apresentar medidas em andamento com foco na prevenção e enfrentamento de eventos climáticos extremos. Segundo ele, o governo estadual trabalha na implementação de obras de resiliência para ampliar a segurança da sociedade. “Além disso, implementamos um comitê científico com profissionais, incluindo engenheiros, para analisar e validar tecnicamente as propostas da administração.” O governador também ressaltou iniciativas voltadas ao fortalecimento da estrutura pública, como a reestruturação de carreira dos servidores, reajustes salariais e a contratação de novos quadros técnicos. “A ponte não se faz apenas com material de construção, mas precisa de projeto e fiscalização, e isso demanda profissionais habilitados. Por isso, vamos dobrar a estrutura técnica, considerando inclusive que temos uma demanda extraordinária por profissionais após as enchentes”, pontuou.
Representando o CREA-RS, a presidente Nanci Walter agradeceu a presença do governador na reunião do CP, realizada durante a Semana Farroupilha, e reconheceu o empenho da gestão estadual. “Admiro muito o governador Leite especialmente por dominar os assuntos técnicos da engenharia”, declarou.
O presidente do Confea, Vinicius Marchese, também manifestou reconhecimento ao trabalho desenvolvido no Rio Grande do Sul. De Xangai, na China, onde cumpre missão oficial para conhecer tecnologias e tendências do país considerado a maior potência da construção civil mundial, Marchese participou por videoconferência e reforçou o apoio institucional. “Parabéns pela fala equilibrada, coerente e sóbria com foco na evolução da prestação de serviço para a população. Você é referência política e também é referência para profissionais por ter coordenado a reconstrução do estado após as enchentes. Coloco mais uma vez o Crea e o Confea à disposição para contribuir tecnicamente em projetos futuros e reforço o compromisso da classe profissional para mudar a realidade do país”, salientou Marchese, que teve a fala complementada pelo coordenador do Colégio de Presidentes e liderança do Crea-GO, Lamartine Moreira. “Somos 27 Creas, temos as ferramentas para o progresso e elas estão à disposição para ajudar os gestores públicos em todos os estados”, afirmou.
Segurança do trabalho
A presidente da Associação Nacional dos Docentes em Engenharia de Segurança do Trabalho (Andest), Elizabeth Cox, apresentou o programa de acreditação de cursos de pós-graduação da área. “A iniciativa abrange cursos presenciais e híbridos síncronos e tem o objetivo de selecionar cursos que atendam aos requisitos normativos do sistema educacional e do sistema profissional além de requisitos de excelência”, explicou Elizabeth, ao solicitar apoio dos Creas na divulgação do Selo de Excelência a fim de valorizar a formação profissional e fortalecer a credibilidade dos cursos.
Gestão de riscos
Após apresentar diversos dados sobre os trâmites e resultados dos julgamentos das prestações de contas dos processos do universo Sistema Confea/Crea, o conselheiro federal coordenador da Comissão de Controle e Sustentabilidade do Sistema (CCSS), Daniel Robles, apresentou a estrutura de governança e gestão do Conselho Federal e a intenção de se ampliar a governança: existe a alta administração, composta pela autoridade máxima e pelos dirigentes superiores, que são responsáveis por avaliar, direcionar e monitorar a organização. Eles fazem isso por meio de políticas e direcionamento organizacional.
Há a gestão tática, liderada por agentes públicos que seriam intermediários, como secretários, para coordenar a gestão operacional. E a gestão operacional, composta pelos gerentes, supervisores e chefes, executa os processos. “A boa governança e gestão eficaz de riscos são pilares essenciais para garantir a integridade, a transparência e a sustentabilidade”, pontuou Robles, ao celebrar que a Sessão Plenária de agosto aprovou a Política de Gestão de Riscos.
“Além dessa importante conquista, estão previstos para aprovação os seguintes normativos, que visam fortalecer ainda mais a estrutura e os processos do Sistema. Todos os documentos fazem parte do esforço contínuo de aprimoramento institucional e alinhamento às melhores práticas de governança pública”, continuou Robles. São os cinco documentos:
- Política de Contratação de Pessoal;
- Código de Conduta Ética;
- Procedimentos Disciplinares;
- Normativo de Tomada de Contas Especial;
- Manual de Auditoria.
Força-tarefa
Os protocolos de intenções referentes às sétima e oitava Forças-Tarefas Nacionais de Fiscalização foram assinados no início da tarde entre o Colégio de Presidentes, o Confea e os Creas do Rio Grande do Norte e do Maranhão, respectivamente. A força-tarefa do Crea-RN será realizada de 22 a 26 de setembro próximos e a data da FTNF do Crea-MA ainda será definida.
Representações
Algumas representações foram referendadas pelos presidentes dos Creas durante a reunião. Wesley Costa e Marcos Venicius Gervásio, respectivamente presidentes dos Creas do Maranhão e de Minas Gerais, simbolizaram o Colégio de Presidentes na celebração dos 25 anos de relações institucionais entre a Ordem de Engenheiros de Portugal (OEP) e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia, em Portugal, nos dias 11, 12 e 13 de setembro.
A presidente do Crea-AC, Carmem Nardino, representará o colegiado no XXXVI Congresso da União Pan-Americana de Associações de Avaliação, em Quito (Equador), de 24 a 26 de setembro. Já o presidente do Crea-GO e coordenador do grupo, Lamartine Moreira, simboliza todos os presidentes de Creas durante a Convenção Anual da Sociedade Americana de Engenheiros Civis (Asce 2025), de 8 a 11 de outubro, em Seattle (Estados Unidos).
Julianna Curado e Beatriz Leal / Equipe de Comunicação do Confea