
Novo Cadastro Nacional das Entidades de Classe é apresentado no EESEC

Renato Lisboa, Gerente de Relacionamento com as Entidades do Confea, trouxe a novidade. Créditos: Arquivo CREA-RS
Na tarde do segundo dia do 24º EESEC, que aconteceu em Passo Fundo, Renato Lisboa, Gerente de Relacionamento com as Entidades do Confea, apresentou o novo Cadastro Nacional de Entidades de Classe, um instrumento que possibilita que elas tenham uma atuação mais dinâmica e moderna, além da sua inserção nos editais de patrocínio e nos termos de fomento desenvolvidos pelo Confea.
É uma ferramenta que facilitará alguns serviços. “O Controle do Terço, a regularização da documentação e outras melhorias contínuas estão previstas como algumas das vantagens que as entidades poderão utilizar por meio deste sistema, totalmente desenvolvido pelo Confea.
Além disso, elas deverão fazer esse registro, caso tenham interesse de participar dos processos de seleção de termos de fomento e de editais de patrocínio”, reforça Renato.
Durante sua apresentação discorreu sobre cada um dos serviços oferecidos, além da possibilidade de as informações estarem no mesmo lugar. “Os Creas poderão ter uma linha direta de comunicação com o sistema por meio de aplicativo, no caso daqueles que já contam com sistemas similares de credenciamento das entidades, e ainda por meio de um acesso direto à plataforma”, revela.
Renato explicou que, desde o início de 2025, o Confea exige que todas as entidades que queiram participar dos editais e termos de fomento tenham o registro definitivo junto ao Crea. “O que pode demandar até três anos após a fundação da entidade, algo que a plataforma também facilitará, pois todas as entidades podem integrá-la, mesmo sem esse registro. Irá facilitar porque, entre outras comodidades, haverá um aviso quando esse prazo for cumprido, entre outros acompanhamentos feitos automaticamente”, definiu.
Assim, as entidades poderão participar de um processo que, este ano, dedicou R$ 10 milhões aos termos de fomento e outros R$ 12 milhões aos editais de patrocínio. “Houve mais de 700 entidades interessadas este ano, das quais 123 foram classificadas para os termos de fomento e 226 para os contratos de patrocínio. Todas as entidades podem inscrever-se, a fim de se tornarem aptas aos processos de seleção de 2026”.
As entidades de classe participam agora de um momento de aproximação maior junto ao Sistema Confea/Crea. “Não é apenas por meio do Cadastro Nacional de Entidades de Classe que estamos mais presentes no dia a dia delas. Estamos também nos eventos que envolvem as entidades e também estamos procurando ouvir o público que participa deles, desenvolvendo uma pesquisa junto aos eventos patrocinados, quantitativo que deverá se tornar ainda maior com o total de 189 eventos que temos programados neste ano.”
De acordo com o coordenador estadual, Eng. Civ. Alex Gobatto, 2025 foi o ano que mais as entidades conseguiram obter recursos junto a editais de patrocínio pelo Confea e pelo CREA-RS.
Na Região Sul, o Rio Grande do Sul ocupa o terceiro lugar na participação de editais de patrocínio. Paraná lidera, seguido por Santa Catarina.
De acordo com o gerente, existe ainda um caminho. “Lançado em agosto, as entidades precisam ir conhecendo e se cadastrar. Há 125 cadastros em um rol de mais de 700 entidades”, finalizou.
