Câmaras de Engenharia Elétrica do Sul alinham demandas e ações do setor em encontro no CREA-SC

Créditos: Arquivo CREA-SC
As câmaras especializadas de Engenharia Elétrica dos Creas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul se reuniram, nos dias 24 e 25 de novembro de 2025, na sede do CREA-SC, para alinhar procedimentos de fiscalização, discutir a legislação profissional e compartilhar experiências sobre desafios do setor elétrico. O encontro reuniu conselheiros coordenadores, adjuntos e assessores técnicos dos três estados, que trataram já no início da programação de temas como abordagens fiscalizatórias, emissão de ARTs, geração distribuída e novas tecnologias aplicadas ao sistema elétrico.
Entre os destaques da pauta estiveram as práticas de fiscalização em segmentos como concessionárias, permissionárias e cooperativas de energia, estações de recarga de veículos elétricos, sistemas de geração distribuída e estruturas BESS (Battery Energy Storage System). Também foram debatidos procedimentos para anotação de ARTs em obras e serviços de rotina, visando padronização regional e maior eficiência.
Participaram da reunião os engenheiros: Mayne Francieli Portugal, Lênio Jeremias e o assessor técnico Wandrigo Santetti de Freitas, do CREA-SC; Itauana Giongo Remonti do CREA-RS; e Roberto Gonçalves Gameiro, Naziel Salustiano e o assessor técnico Leonardo Cezar Marçal Mathias, do CREA-PR.
Debate sobre legislação e panorama da fiscalização
A programação incluiu a apresentação do Eng. Claude Pasteur de Andrade Faria, autor do livro Comentários à Lei 5.194/66, que abordou aspectos da legislação que regulamenta o exercício profissional da engenharia, agronomia e geociências. Ele destacou pontos históricos e indicou possíveis caminhos de atualização diante das transformações tecnológicas e estruturais do setor.
O gerente de fiscalização do CREA-SC, Eng. Ingo Dal Pont Werncke, apresentou o panorama das ações fiscalizatórias no estado. Segundo relatório da superintendência, até outubro de 2025 foram registradas 444.950 ARTs, um crescimento de 8,43% em relação ao mesmo período de 2024. Considerando as ARTs multimodalidades, o total chega a 487.269, dos quais 83.267 são da modalidade elétrica, representando 17,09%. A modalidade também registrou um aumento de 14,63% sobre o ano anterior.
O grupo também participou do Open Day CONFEA X Energy, realizado no espaço ConfeaX da ACATE, onde foram apresentadas soluções inovadoras do setor energético brasileiro. A agenda encerrou com visita técnica ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável pela coordenação e controle da operação do Sistema Interligado Nacional (SIN).
Fonte: CREA-SC

