Carnaval legal para a diversão segura

O CREA-RS promove de 19 de janeiro a 30 de abril a Operação Carnaval 2026. Créditos: Arquivo CREA-RS
“Tudo começa depois do Carnaval.” É o que dizem! Considerada a maior festa popular do Brasil, o Carnaval arrasta milhares de pessoas em todos os cantos do Rio Grande do Sul também. A magia e diversão encantam as pessoas! Mas por trás da diversão existe muito trabalho de engenharia para que a segurança também ande junta.
Garantir que cada serviço ou atividade seja realizado por profissionais e empresas devidamente habilitados, assegurando a legalidade e a competência técnica em todas as intervenções, o CREA-RS promove de 19 de janeiro a 30 de abril a Operação Carnaval 2026, que abrangerá ações de fiscalização programadas nas Inspetorias e respectivas jurisdições, considerando as particularidades regionais e a intensificação de atividades técnicas relacionadas a eventos e estruturas temporárias típicas do período de Carnaval.
A Operação Carnaval integra o planejamento estratégico de fiscalização do CREA-RS, tendo como objetivo o fortalecimento das ações preventivas, a promoção da regularidade do exercício profissional e a proteção da sociedade, mediante a coibição do exercício ilegal das profissões regulamentadas e do acobertamento profissional.
POR QUE FISCALIZAR
Os eventos carnavalescos envolvem grandes aglomerações de pessoas e a utilização de estruturas móveis e fixas de grande porte, frequentemente submetidas a esforços mecânicos, vibrações, sobrecargas, sistemas elétricos provisórios e deslocamentos em vias públicas. Carros alegóricos e trios elétricos, por exemplo, reúnem estruturas metálicas, sistemas elétricos, equipamentos de som e iluminação e, em muitos casos, a presença de pessoas em diferentes níveis de altura, o que eleva significativamente os riscos associados à sua operação.
Carros alegóricos e trios elétricos, por exemplo, reúnem estruturas metálicas, sistemas elétricos, equipamentos de som e iluminação e, em muitos casos, a presença de pessoas em diferentes níveis de altura, o que eleva significativamente os riscos associados à sua operação.
Os barracões de Carnaval constituem ambientes onde são realizadas atividades como montagem, soldagem, carpintaria, instalação elétrica e acabamento dos carros alegóricos, com o uso de máquinas, equipamentos e materiais potencialmente perigosos.
Já os carros alegóricos e trios elétricos configuram estruturas complexas que demandam conhecimento técnico especializado nas áreas de engenharia mecânica, civil e elétrica, bem como avaliações quanto à estabilidade, resistência dos materiais, sistemas de fixação e condições de segurança durante os desfiles.

