
Livro retrata obras de Clébio Sória pintadas na antiga sede do CREA-RS
O FUMPROARTE, o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo e os editores Letral informam a abertura da exposição e lançamento do livro Clébio Sória - Num Galope Incessante, no dia 10 de junho, às 19 horas, na Sala O Arquipélago. Constam deste livro, entre pinturas e obras do artista plástico Sória os painéis que estavam na sede antiga (plenário e térreo) do CREA-RS.
Essa exposição terá visitação de 11 de junho a 14 de agosto, de terça a sexta, das 10 às 19 horas, e sábado, das 11 às 18 horas. O Centro cultura da CEEE fica na Rua dos Andradas, 1233, com entrada gratuita.
O Artista e o seu trabalho
O bageense Clébio Sória, nascido em 1934 e falecido em 1989, formou-se pelo Instituto de Artes da Ufrgs. Trabalhou nas paredes da Estação Mercado durante seis meses, de abril a setembro de 1986. Mesmo enfrentando o calor, a chuva, o frio e, também a poluição, Sória não reclamava das condições adversas para trabalhar: “Ter o trabalho visto pelo povo é a maior compensação que um artista tem, independente do ganho. Se faz arte para isso. Do homem para o homem”, declarou à imprensa na época.
Outros painéis de Sória podem ser vistos na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo, nas sedes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) e da Companhia União de Seguros Gerais.
Em 1993, o artista foi homenageado com a inauguração da Avenida Cultural Clébio Sória, espaço cultural situado no saguão de entrada do Palácio Aloísio Filho, sede da Câmara Municipal de Porto Alegre.
