
Aprovados em concurso para fiscal agropecuário no RS pleiteiam mais nomeações

Profissionais reivindicam mais vagas em concursos de fiscal agropecuário. Créditos: Arquivo CREA-RS
Em nome do presidente do CREA-RS, Eng. Luiz Alcides Capoani, o assessor da presidência Eng. Daniel Weindorfer recebeu ao final da tarde de ontem (14) três engenheiros agrônomos e uma veterinária aprovados no último no concurso da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária (Seapa) e Agronegócio para fiscal agropecuário. O concurso para 130 vagas foi realizado no final de 2013. Os aprovados pleiteiam mais nomeações e alegam que a demanda do Estado é de 277. A visita foi para solicitar o apoio do CREA-RS à causa, conforme explicou o Eng. Agr. Alonso Andrade.
O trabalho do fiscal agropecuário consiste na inspeção de produtos de origem animal e vegetal, além de defesa sanitária. “Foi diagnosticado que eles precisariam de 277, mas para algumas regionais eles abriram cadastro reserva, não abriram vaga. Queremos que o governo firme esse compromisso, de preencher todas as vagas necessárias”, diz Andrade.
O engenheiro agrônomo criou uma petição na internet para reivindicar a nomeação dos aprovados no cadastro reserva, e já conseguiu mais de mil assinaturas. A Associação dos Fiscais Agropecuários do Estado (Afagro-RS) está apoiando o movimento dos aprovados. Além da demanda já existente por esses profissionais, há ainda a previsão de 100 aposentadorias de servidores até o próximo ano. “Isso vai com certeza aumentar a defasagem que já existe de servidores. Nós apoiamos a organização do grupo do cadastro de reserva, é importante para defender o agronegócio gaúcho”, afirma o presidente da Afagro-RS, Antônio Augusto Medeiros.
O Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul afirma que os aprovados têm o direito de pleitear as vagas, mas ressalta que as 277 vagas divulgadas no estudo retratam apenas o número que seria ideal. Também informa que até o próximo ano, quando parte dos 100 servidores vão se aposentar, outros 40 aprovados devem ser nomeados.
Com informações Portal Rural BR Agricultura
