Notícia

Grupo de Agentes Fiscais do Fórum debate ações de fiscalização conjunta


Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS sediou, nesta segunda-feira (24), a reunião do Grupo de Agentes Fiscais do Fórum – RS (GAF-RS), do Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas do Estado do Rio Grande do Sul (Fórum-RS). Coordenado pelo farmacêutico Everton Borges, assessor de Relações Institucionais do CRF-RS, o encontro, que contou com a presença de 14 Conselhos de Fiscalização Profissional, busca organizar ações fiscalizatórias integradas, assim como qualificar a ação dos Conselhos.

Abrindo o encontro, Éverton Borges destacou a importância das reuniões mensais do grupo para troca de experiências e para melhor conhecer as peculiaridades de cada Conselho. Destacou que o objetivo é que a cada Conselho possa receber, ao menos uma vez, as reuniões. “Definimos que nossos encontros serão sempre na última segunda-feira de cada mês e é interessante que circulemos e conheçamos todos os Conselhos para assim melhorarmos nossa fiscalização e potencializarmos nossas ações conjuntas”, afirmou explicando que, cada Conselho anfitrião, tem um espaço para apresentar seu modelo de fiscalização.    

Responsável pelo setor de Planejamento e Controle, José Eduardo Macedo, mostrou o funcionamento da Fiscalização do CREA-RS, apresentando os mapas georeferenciados, onde os relatórios de fiscalização de todo o estado podem ser verificados em tempo real. Os dados contribuem para melhor análise da fiscalização, porque a informação não se limita apenas na quantidade das ações, mas também na sua distribuição geográfica. Falou, ainda, sobre o sistema de monitoramento de veículos, sobre o funcionamento das comissões das inspetorias e a participação dos inspetores nas definições das ações fiscalizatórias. Falou ainda do funcionamento dos Programas Intensivos de Fiscalização e das Blitz.

Também presente, a Gerente da Fiscalização, Eng. Civil Cristiane Oliveira, falou sobre o papel das Câmaras Especializadas, que dão suporte técnico, quando necessário, à equipe de fiscalização. Mencionou, ainda, as metas estabelecidas em relatórios, mas lembrando que buscam mais a “qualidade” dos relatórios do que a "quantidade". “A meta é apenas um dos parâmetros que medimos, porque a qualidade do que está relatado é o que vai embasar uma multa ou um alto de infração ou qualquer outro processo posterios. Não adianta realizar dez relatórios por dia e não ter o detalhamento necessário para o trâmite na Câmara”, explicou.

Também foram pauta da reunião as ações conjuntas do GAF com dos órgãos de segurança e ações de fiscalização do GAF oara o segundo semestre de 2019, estando já marcada uma atuação conjunta dos Conselhos em ação no município Caxias do Sul, na serra, voltada a estabelecimentos de saúde.

O GAF: A partir da criação do Grupo de Agentes Fiscais do RS, em 2011, integra o Fórum-RS tem como objetivo trocar experiências e discutir estratégias de fiscalização, incluindo temas que desenvolvam e aprimorem o exercício das funções dos profissionais de fiscalização de cada Conselho Regional.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: