Notícia

Parlamentares visitam a Cientec, fundação gaúcha em via de extinção


Os parlamentares compõem uma comissão que está visitando as fundações extintas e recolhendo informações . Créditos: Arquivo CREA-RS

Os deputados Luciana Genro (PSol) e Luiz Fernando Mainardi (PT) visitaram, nesta quarta-feira (26), as instalações da Fundação de Ciência e Tecnologia (Cientec), em via de extinção. Acompanhados do Engenheiro Civil João Leal Vivian, pesquisador da Cientec e conselheiro da Câmara de Engenharia Civil do CREA-RS, os deputados se reuniram com o presidente da Cientec, Marcus Vinicius Berthier de Araujo Goés. A extinção da Fundação está em sobrestado, não estando ainda concretizada.

Os parlamentares Luciana Genro, Luiz Fernando Mainardi e Juliana Brizola (PDT) – representada na visita por seu assessor –, contrários às extinções, compõem uma comissão que está visitando as fundações extintas e recolhendo informações. Eles pretendem produzir um relatório para entregar ao governo, com o objetivo de mostrar se as medidas geraram um impacto econômico efetivo e de indicar os retrocessos causados, apresentando propostas para a recuperação das fundações.

Existem laboratórios com equipamentos sem uso que custaram em torno de R$ 600 mil e se encontram em excelente estado

“Não tem como parar por aqui”, afirma o deputado Mainardi, ressaltando que a Cientec sempre foi referência no Estado. Os deputados também demonstraram preocupação com os investimentos feitos na Fundação. A deputada Luciana Genro ressaltou que o intuito da visita é o de realizar um debate político.

Prédio fantasma


Dos 230 funcionários, restam apenas 18, que guardam os equipamentos e o patrimônio

Dos 230 funcionários, restam apenas 18, que guardam os equipamentos e o patrimônio. Com a saída dos funcionários, as funções e a atividade-fim não estão sendo cumpridas.

A perspectiva para a Cientec atualmente, de acordo com o presidente Goés, é a de cumprir a liminar do governo, que determina a guarda e a conservação dos equipamentos, antes destes serem destinados a outros lugares. O Estado, acredita Goés, vai procurar o meio mais adequado para a destinação, que ocorre na Justiça.

O objetivo dos parlamentares é apresentar propostas para a recuperação das fundações

Com isso, o prédio, que outrora abrigou uma importante instituição de pesquisa e desenvolvimento científico, encontra-se abandonado. No “prédio fantasma”, como chamaram os parlamentares, existem laboratórios com equipamentos sem uso, que custaram em torno de R$ 600 mil e se encontram em excelente estado. “O bem imaterial foi jogado fora e o material está deteriorando”, lamenta a deputada Luciana Genro.

O objetivo também é promover um debate político

Importância
Para o pesquisador e Eng. Civ. Vivian, para destacar a importância da Cientec é preciso falar um pouco do seu histórico. “A Cientec foi um instrumento técnico para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul, principalmente no foco do desenvolvimento industrial”, afirma. O polo petroquímico, um dos maiores ícones de desenvolvimento do RS, nasceu dentro da Fundação, através de um estudo dos técnicos. “Na época, todo mundo era contra e entendia que era inviável um polo petroquímico no RS, e os técnicos da Cientec desmistificaram isso e bancaram esse estudo. Hoje temos aí o polo petroquímico”, ressalta.

São máquinas, equipamentos valiosos e e úteis que estão abandonados Vivian lamenta o fato de a Fundação ter sido sempre uma “pedra no sapato” dos empresários, em termos de qualidade de serviços e obras públicas. A Cientec realizava avaliações de conformidade, e sua extinção acarretou em perdas técnicas. “Hoje não existe mais um órgão da independência e da idoneidade técnica da Cientec para fazer esse controle tecnológico”, afirma Vivian.

Para a deputada Luciana Genro, a situação é estarrecedora. “São máquinas, equipamentos valiosíssimos extremamente importantes e úteis que estão abandonados, estragando. As extinções de todas essas fundações foram um verdadeiro crime cometido contra o Rio Grande do Sul, contra a ciência e a tecnologia, contra o desenvolvimento do nosso Estado”, ressalta.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: