Notícia

Confea e Mapa elaboram plano de trabalho para fiscalização conjunta


Créditos: Arquivo Confea

O coordenador nacional das Câmaras Especializadas e Agronomia (CCEAGRO), eng. agr. Kleber Santos, recebeu, na manhã desta sexta-feira (19/7), o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Carlos Ramos Venancio, para tratar do plano de trabalho de execução do acordo de cooperação técnica firmado entre o Ministério e o Confea em outubro de 2018. Entre as ações previstas, está a realização do Encontro de Fiscalização e Seminário sobre Agrotóxicos – Enfisa.


De acordo com Santos, envolvido desde o início da construção do acordo de cooperação, o principal mote do documento é integrar as atividades de fiscalização de ambas as instituições. “A proposta é que o conselho profissional, dentro de seu papel institucional, e o Mapa, dentro de sua competência, atuem conjuntamente na promoção de uma fiscalização mais precisa, em que os recursos sejam melhor utilizados, com maior potencial de resultados”, explica.

A reunião desta sexta-feira serviu para que os representantes de cada instituição signatária começassem a construir o plano de trabalho previsto no acordo. “Temos que olhar todo o escopo do processo, a questão da atuação do engenheiro agrônomo por meio do receituário agronômico, por meio da recomendação técnica, enfim, do controle do processo produtivo, para que a sociedade tenha acesso a alimentos de qualidade. Isso começa no campo, na produção”, pontuou Kleber, antes de esclarecer quais serão os próximos passos para a execução do acordo:

Formatar o plano de trabalho, baseado nas diretrizes discutidas nesta sexta-feira;
Apresentar os termos do documento na próxima reunião do Colégio de Presidentes, que acontecerá em Natal (RN), de 14 a 16 de agosto, “para já trabalharmos a adesão voluntária de alguns regionais a essa proposta de fiscalização integrada e, assim, termos nossas primeiras experiências”;
Discutir diretrizes para a fiscalização constante no escopo deste projeto específico na próxima reunião da CCEAGRO, prevista para outubro.

Enfisa

Meio às ações de parceria entre o Confea e o Ministério está a realização do Encontro de Fiscalização e Seminário Nacional sobre Agrotóxicos - Enfisa. Em sua 16ª edição, o Enfisa é o principal fórum de discussão técnica sobre agrotóxicos no Brasil, e tem o objetivo de integrar ações em todo o território nacional em prol da qualidade e segurança sanitária dos alimentos produzidos no país, reunindo instituições envolvidas no cadastro e na fiscalização de agrotóxicos, incluindo gestores de órgãos regulatórios, entidades representativas do setor privado (indústria e produtores) e pesquisadores.

Representante do Mapa na reunião, o coordenador-geral de Agrotóxicos e Afins do Ministério, Carlos Ramos Venancio, da carreira de auditor fiscal federal agropecuário, participa do Enfisa há pelo menos dez anos e aponta a relevância da parceria com o Sistema Confea/Crea e Mútua na realização do evento. “A ideia é juntar forças na fiscalização dessas substâncias tão necessárias para a agricultura, mas que compõem um risco”, explica.

Parcerias

Presente à reunião, a gerente de Relações Institucionais do Confea, Fabyola Resende, afirmou que as tratativas ilustram o esforço do Conselho de promover acordos com órgãos do governo federal em temas referentes à fiscalização. “Buscamos fortalecer a defesa da sociedade, a defesa da vida, a segurança alimentar, a segurança do trabalho, etc”. Entre as parcerias que o Confea mantém, Resende destaca os documentos firmados com a Agência Nacional de Mineração (ANM), com o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Conheça mais ações de cooperação do Confea.
 

Beatriz Craveiro
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: