Notícia

Presidente da Mútua nacional fala sobre convênio com o CREA-RS


Engenheiro Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, diretor-presidente da Mútua nacional. Créditos: Arquivo Divulgação

Assim como ocorre há anos, o convênio entre a Mútua e o CREA-RS viabilizou a participação de mais profissionais da Região Sul na 76ª Soea, que ocorrerá de 16 a 19 de setembro, em Palmas, no Tocantins. Esta parceria, em contrapartida, possibilita que a Caixa de Assistência divulgue sua atuação, seus benefícios e o conceito de mutualismo a um maior número de profissionais e, da mesma forma, fidelize os que já são mutualistas.

A Semana da Engenharia e Agronomia de Tocantins tem como  objetivo  discutir os principais assuntos técnicos e referenciais das diversas áreas da Engenharia, além de alinhar o entendimento sobre a atuação e as estratégias dos Conselhos e da Caixa de Assistência.

Estande da Mútua na Soea sempre recebe muitos profissionaisO evento conta com a participação de profissionais do Brasil inteiro e proporciona um encontro e reencontro de pessoas ligadas ao Sistema Confea/Crea para troca de experiências, discussões sobre o rumo do Sistema e da melhor forma de fazer com que ele atenda aos dispositivos legais ao qual está relacionado. Nesta entrevista, o Engenheiro Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães, diretor-presidente da Mútua nacional, faz uma avaliação destes convênios com os Creas, além de propor uma reflexão sobre a importância das discussões que devem pautar o Congresso Nacional de Profissionais, que ocorre na sequência da Soea, em Palmas. Para ele, os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua devem quebrar paradigmas.

CREA-RS – O senhor poderia fazer uma avaliação de todos esses anos de parceria com o CREA? Quantos profissionais puderam ir à Soea por meio do convênio?

Engenheiro Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães Posso falar com propriedade, a partir de 2003 que a Mútua e o CREA-RS sempre foram parceiros. Vários benefícios foram desenvolvidos e, alguns inclusive, com a originalidade e a ideia de lideranças do Rio Grande do Sul. Ressalto, ainda, que algumas ações inovadoras também partiram do RS, e sempre pudemos registrar excelentes resultados para as duas instituições.

ExpoSoea em BelémNesse sentido, também estão os convênios firmados para a Soea. Uma participação ativa, robusta e diversificada de profissionais no evento é muito importante para o sucesso dos debates, das deliberações e das definições ali pautadas. O Sistema como um todo ganha com essa ampla participação dos profissionais, bem como as categorias do nosso ordenamento e, por consequência, a sociedade.

No âmbito da Mútua, os convênios representam mais uma oportunidade de falar com seu público, pois os Creas divulgam a Caixa de Assistência, os benefícios e demais produtos e serviços disponibilizados aos associados.

CREA-RS – O que representa, para a Mútua, a ida dos profissionais à Soea?

Eng. Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães A representatividade da Semana Oficial é algo universal para todo o Sistema. Em especial neste ano de Congresso Nacional de Profissionais (CNP). E faço os seguintes questionamentos: O que vamos inovar nesse CNP? Quais serão as propostas oriundas dos 27 Congressos Estaduais e Distrital para que a gente possa melhorar o Sistema e, de fato, mudar paradigmas e sair da mesmice que temos nos últimos anos? Temos que estar atentos às mudanças da sociedade e investir no papel de cada instância, visando principalmente a inovação e a aproximação com os recém-formados e com as escolas.

O Sistema tem que estar mais próximo, fortalecendo as organizações que são preparatórias das lideranças, como o CreaJr e associações de ensino da Engenharia e de cada modalidade.  Essa ação conjunta é importante para mostrar para a sociedade por que estamos aqui, que não é uma simples formalidade.

Devemos mostrar o verdadeiro papel e a ação conjunta do Confea, dos Creas e da Mútua, que não é só a legalização da atuação do profissional, mas, também, ações preventivas e educativas na área da fiscalização em todas as áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências.

O evento conta com a participação de profissionais do Brasil inteiro

CREA-RS – Quais são as diferenças perceptíveis para a Mútua entre a primeira edição do evento e agora?

Engenheiro Civil Paulo Roberto de Queiroz Guimarães – Cada Soea tem seu papel e sua contribuição para o Sistema. Para a Mútua, o evento oportuniza maior aproximação com os profissionais. Especificamente sobre a edição deste ano, considero importante a realização da Soea em Tocantins, para que possamos realizar ações naquela região, trazendo as lideranças para conhecer sua realidade e somando novos conhecimentos tecnológicos e na formação do cidadão.

Que o evento possa nos ajudar na transformação que precisamos. Queremos inovação, empreendedorismo, ética e, principalmente, unidade do Sistema Confea/Crea e Mútua. Que a 76ª Soea seja um marco na aproximação com a sociedade, e que façamos isso unindo, também, repito, as instituições de ensino com projetos de fomento de novas lideranças.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: