Notícia

Painel Gestão de Riscos na Mineração traça panorama da atuação do Confea


Créditos: Arquivo CREA-RS

Conselheiro federal engenheiro civil André Schuring: ARTs para contribuir com o trabalho dos profissionaisO Painel Gestão de Riscos na Mineração reuniu diferentes abordagens sobre a atuação do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) sobre o tema, além do cenário atual da gestão de riscos e desastres, e o panorama de risco da barragem de rejeito em mineração. A discussão aconteceu durante toda a tarde desta terça (17), no segundo dia da Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia (Soea), que está sendo realizada até quinta (19), em Palmas (TO). O moderador foi o geólogo Ronaldo Malheiros Figueira.

O conselheiro federal, eng. civ. André Luiz Schuring, membro do Grupo de Trabalho sobre Barragens, abriu o debate falando sobre a atuação do Confea na fiscalização de barragens. “A intenção não é arrecadar, mas auxiliar que os colegas possam fazer a ART correta”, resumiu, durante a palestra que também serviu para explicar a atuação do GT sobre Barragens.

“O grupo tem o objetivo de disciplinar e estabelecer mecanismos para atuação da fiscalização dos Creas, parâmetros para Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e registro no Livro de Ordem, relativos a barragens e para apresentar proposta de ato administrativo normativo sobre o tema”, completou.

Em seguida, foi a vez do também conselheiro federal, geol. Waldir Duarte Costa Filho, membro do Grupo de Trabalho sobre os Abalos Sísmicos em Maceió (AL). Com o tema sobre a atuação do Confea na fiscalização da mineração de sal-gema, o conselheiro federal deu detalhes sobre a atuação do GT desde o início do ano. O objetivo é elaborar um estudo técnico sobre as causas e efeitos dos abalos registrados na capital alagoana desde março de 2018 e apurar possíveis responsabilidades de empresas e profissionais.

“Vim para apresentar o que o Confea está fazendo sobre o que aconteceu em Maceió. Temos nos reunido em Brasília, inclusive participando das audiências públicas no Congresso. Em 30 de outubro, em Brasília, será realizada a reunião ordinária que falta”, destacou Waldir. “O profissional precisa conhecer o Sistema. Por isso, começo a palestra falando sobre as atribuições. Que cabe ao Confea a normatização, enquanto os Creas fazem a fiscalização”, ressaltou.

O eng. minas João Augusto Hilário, membro do Grupo de Trabalho sobre Barragens do Crea-MG, foi o terceiro a se apresentar. Com vasta experiência na área, o profissional foi o responsável pela palestra Barragem de Rejeito em Mineração e o Panorama de Risco, que exaltou a importância de profissionais habilitados nas atividades e, no fim, cobrou uma reflexão sobre a atuação do Sistema.

“Temos de ir além de simplesmente cobrar a atribuição. Temos de entender o problema, onde estão as ameaças e tratar disso, além de simplesmente cuidar das atribuições e da ART. Um outro ponto é que temos um Código de Ética e ele precisa ser aplicado. Vamos zelar pela qualidade da engenharia”.
Encerrando o painel, o geol. Eduardo Macedo, pesquisador do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, abordou a palestra “Gestão de Riscos e Desastres: Cenário Atual e Desafios”. Falando sobre os desafios enfrentados atualmente, o pesquisador propôs soluções no final do Painel.

“Precisamos olhar o colega lá da ponta. Ele precisa de mais ajuda. A gente deveria apoiar mais fortemente a ideia da Defesa Civil nos ajudar. Que o Crea se aproxime das prefeituras. Comece a cobrar que tenha profissional habilitado e ofereça cursos para ajudar este colega a ter uma melhor formação e assumir melhor a sua responsabilidade”, finalizou Macedo.

Reportagem: Rafael Valentim (Crea-AM)
Edição: Henrique Nunes (Confea)
Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)
Equipe de Comunicação da 76ª Soea
Fotos: Damasceno Fotografia/Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: