Notícia

Subcomissão estudará alterações na Lei Kiss antes do prazo de adequações


Créditos: Agência de Notícias Alergs

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), vai encaminhar a formação de subcomissão para debater alterações na lei 14.376/13, a Lei Kiss, diante de solicitações de templos religiosos e setores do agronegócio que não conseguiram se adequar às novas exigências de prevenção contra incêndio, cujo prazo se encerra em 27 de dezembro deste ano. O assunto foi debatido em audiência pública que reuniu o Corpo de Bombeiros, entidades de engenheiros e arquitetos, cerealistas, avicultores e a Fecoagro, assim como a Associação de Familiares de Vítimas da Boate Kiss.
 
O tema entrou em pauta encaminhado pelos deputados Airton Lima (PL), Zé Nunes (PT) e Elton Weber (PSB), tendo em vista que diversa iniciativas parlamentares tramitam na Assembleia com o propósito de alterar alguns aspectos da lei, em especial as exigências às edificações como templos religiosos, salões comunitários ou silos. Os deputados discordam de prorrogação do prazo de adequação à lei Kiss, fixado em 27 de dezembro deste ano, mas entendem que é preciso analisar as demandas, razão pela qual o deputado Airton Lima, que é vice-presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, encaminhará requerimento de formação de subcomissão para tratar desse assunto, com apoio de equipe técnica. Depois de aprovada na comissão, a subcomissão terá prazo de até 120 dias para encaminhar suas conclusões.
 
O deputado Airton Lima (PL), que protocolou projeto de lei para alterar as exigências que atingem os templos religiosos, foi um dos proponentes da audiência, juntamente com o deputado Zé Nunes, cuja preocupação é com as condições de adequação dos pequenos salões comunitários na zona rural. Da mesma forma o deputado Ernani Polo (PP) manifestou a apreensão de setores do agronegócio, como os cerealistas, enquanto o deputado Valdeci Oliveira (PT) sugeriu o grupo de trabalho para análise dessas questões. Partiu do deputado Jeferson Fernandes (PT), que preside a Comissão de Segurança e Serviços Públicos, a sugestão de subcomissão para dar encaminhamento às demandas. Os parlamentares, no entanto, discordam de novo prazo para adequação à lei.
 
Pelo Corpo de Bombeiros, o tenente-coronel Luiz Carlos Neves Soares, que responde pelo Departamento de Proteção e Segurança, retomou as explicações dada na semana passada, em audiência pública da Comissão de Segurança e Serviços Públicos, quando detalhou a estruturação da corporação para trabalhar com os novos regramentos. Mas alertou que qualquer modificação na lei, mesmo em caráter singular, repercutirá nas adaptações para que o Corpo de Bombeiros dê encaminhamento ao licenciamento do PPCI das edificações.
 
Manifestaram-se, ainda, pelo Senge, Carla Vitória; pelo CREA, João Leal Vivian; pelo Conselho Federal de Arquitetura, Edinezir Flores; ACERGS; Associação Gaúcha de Avicultura, José Eduardo dos Santos; Fecoagro, Paulo Pires; Federasul, Simoni Rapone; e a Associação de Familiares de Vítimas da Kiss, Flavio Silva, que advertiu para eventuais distorções no sentido original da lei, que é a preservação da vida. Silva recusa qualquer flexibilização no conteúdo da lei e também na prorrogação.
 
Audiências públicas
Durante a reunião desta terça-feira (1º), os deputados aprovaram na Ordem do Dia dois requerimentos para a realização de audiências públicas, com proposição para debater o Microcrédito: política pública para geração de trabalho, renda e desenvolvimento local e regional, iniciativa do deputado Fábio Branco (MDB); e a legislação sobre liberdade econômica e sua aplicação nos municípios, encaminhada por Eduardo Loureiro (PDT) para ser realizada em Santo Ângelo.
 
Presenças
Participaram da reunião os deputados Eduardo Loureiro (PDT), presidente; Valdeci Oliveira (PT); Ernani Polo (PP); Pedro Pereira (PSDB); Fábio Branco (MDB); Dalciso Oliveira (PSB); Eric Lins (DEM); Capitão Macedo (PSOL); Airton Lima (PL) e Giuseppe Riesgo (NOVO).

Agência de Notícias Alergs
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: