Notícia

Campanha Engenharia Solidária recolhe tampinhas na sede do Conselho


Comissão de Meio de Ambiente do Conselho incentiva ação proposta pela conselheira Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni. Créditos: Arquivo CREA-RS

Aderindo à Campanha da ONG Engenharia Solidária, que realiza ações coletivas que visam ajudar ONGs e protetores independentes que atendem animais, o CREA-RS, em sua sede, será um dos pontos de coleta de tampinhas plásticas. A iniciativa veio da conselheira Eng. Seg. Trab. Roselaine Cristina Mignoni, da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho e professora na Universidade de Caxias do Sul, que apresentou a ideia na reunião da Coema. A Eng. Roselaine fará a coleta das tampinhas e as levará para o depósito na UCS.

O Projeto Engenharia Solidária, coordenado pela professora Rejane Rech, surgiu de alguns alunos e professores da área das Engenharias da UCS, ligada à Federação Nacional dos Engenheiros (FNE), fundada em 25 de março de 2003. Hoje, a iniciativa, que visa o bem-estar de animais em situação de vulnerabilidade, ultrapassou essa fronteira e agrega voluntários unindo a cidade na causa da saúde animal. Desde o início do projeto, em 2015, até este ano, já foram retiradas da natureza muitas toneladas de tampinhas plásticas.

A Eng. Florestal Marjorie Kauffmann, em reunião no CREA-RS, também aderiu à campanhaO projeto recolhe exclusivamente tampinhas plásticas, isso porque são confeccionadas em polipropileno PP, obtendo um bom valor de revenda no mercado de recicláveis, são densas e ocupam pouco volume. As doações podem ser de tampinhas de garrafas pet (refrigerantes, água mineral, entre outras), de produtos de limpeza, de produtos alimentícios (margarina, maionese, creme de leite) e de produtos de higiene (shampoo, condicionador).

A ONG Engenharia Solidária conta com voluntários para recolher as tampinhas nos pontos de coleta e levar até o depósito na UCS; separar as tampinhas, retirando materiais estranhos e também separando as limpas das sujas, embalar em sacos; carregar os sacos já triados até a empresa compradora; preparar material gráfico para as campanhas e administrar as Redes Sociais.

O processo de triagem das tampinhas é fundamental, pois garante que materiais metálicos tais como tampas metálicas, lacres de alumínio, e outros materiais sejam descartados. Isso porque, a empresa que compra o material coloca as tampinhas diretamente em moinhos, e tais contaminantes poderiam danificá-los. O dinheiro arrecadado é destinado para a compra de ração e entregue nas seguintes organizações: HELP VIRA-LATAS, PAC – Proteção Animal Caxias e também para protetores independentes.

Participe. A caixa de coleta ficará na recepção na sede do CREA-RS, em Porto Alegre.

 

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: