Notícia

Confea apresenta interpelação contra plataforma de comércio eletrônico


Créditos: Arquivo CREA-RS

Durante a Sessão Plenária nº 1511, foi anunciado que a Procuradoria Jurídica do Confea apresentou uma interpelação judicial e uma representação criminal contra a plataforma de comércio eletrônico Mercado Livre.  As interpelações judiciais foram apresentadas em função da comercialização de carteiras profissionais e de serviços de engenharia, agronomia e geociências anunciadas no portal.

Na quinta-feira (25), a fiscalização do Crea São Paulo esteve na sede do Mercado Livre, em Osasco (SP), a partir da identificação de anúncios na plataforma de vendas pela internet, oferecendo serviços de engenharia, incluindo o fornecimento de Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs).

Segundo o procurador jurídico, Igor Tadeu Garcia, as medidas foram tomadas após análise da situação detectada pelo Regional. “O site será interpelado pela Justiça a fim de esclarecer as nossas queixas e dúvidas e a Polícia Federal vai fazer a análise de eventuais crimes de falsificação de documentação pública e estelionato. Vale ressaltar que essa ação está protocolada em Osasco (SP), sem prejuízo de outras interpelações e, inclusive, em relação a outros sites, caso seja necessário. “, explicou o procurador.  Na ocasião, o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger , comentou as frentes de reação do Sistema: “São duas ações que o Confea protocolou, além dos Creas que também estão agindo, como fez São Paulo. Recomendamos que todos os Regionais fiquem atentos à essa prática ilegal do comércio de serviços de engenharia e tomem providências”, pediu Krüger.

PDV

Presidente Joel e empregados após aprovação do PDV
Ainda na tarde desta sexta-feira (25), foi homologado o Programa de Demissão Voluntária (PDV), que será um aditivo ao Acordo Coletivo assinado no mês passado. Pelo texto aprovado, a adesão do empregado ao PDV deverá ser requerida no período de 29 de outubro a 14 de novembro deste ano e terá como o limite o número máximo de 30 empregados, considerando que foram direcionados R$ 21 milhões do Orçamento. Os empregados que aderirem deverão ser desligados em 31 de dezembro de 2019. A inscrição do empregado ao PDV será por meio de formulários que serão disponibilizados para preenchimento e assinatura pelo interessado no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e deverão ser encaminhados à Gerência de Recursos Humanos (GRH).

“O PDV é de interesse recíproco uma vez que o parte do corpo funcional pode antecipar aposentadoria e a Administração pode reduzir algumas áreas de trabalho sem que prejudique o andamento dos trabalhos. Não era uma obrigação, mas um compromisso da nossa gestão com o corpo funcional”, esclareceu o presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. Segundo o assessor da Presidência, Alexandre Borsato, mesmo que houvesse recomposição imediata dos egressos por novos empregados concursados, o retorno do valor indenizado será inferior a três anos. Ao final da votação, funcionários e conselheiros aplaudiram a aprovação do Programa.

Fernanda Pimentel
Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: