Notícia

Nova Lei de Licitações foi pautada pelo CREA-RS no Colégio de Presidentes


Eng. Ambiental Nanci Walter, presidente do CREA-RS. Créditos: Marck Castro e Vanderlei Pereira/Confea

Atento ao trâmite da nova Lei de Licitações e Contratos, que está para sanção do presidente da República, o Colégio de Presidentes, que ocorre nesta semana em Brasília, defendeu veto ao PL 4.253/2020, como ressaltado pela presidente do Crea-RS, ao pautar o assunto no fórum. “O PL é incongruente e ocasiona insegurança jurídica e litigiosidade, além de agravar a má qualidade de obras públicas, impactando assim a engenharia nacional”, argumentou a eng. amb. Nanci Walter, ao convocar os presidentes de Creas a atuarem de forma uníssona e com ação imediata contra o projeto de lei.

A defesa ao veto foi corroborada, por vídeo, pelo engenheiro Luis Roberto Ponte, um dos autores da vigente Lei 8.666/93. “A nova legislação é incorrigível. A Engenharia precisa se unir para mostrar as deformações ao presidente da República”, incentivou durante sua manifestação em um vídeo exibido aos líderes do Sistema.



Para o engenheiro com 65 anos de profissão, o ponto mais crítico é o artigo 55, que permite aos licitantes apresentar propostas de orçamento em lances sucessivos, o que compromete a execução e a qualidade da obra. “O preço mínimo determinado pela disputa em leilão é ruinoso”, salientou o ex-presidente do Sinduscon-RS e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e ex-deputado federal constituinte.

Fernanda Pimentel e Julianna Curado / Equipe de Comunicação do Confea

Outras Notícias

NOTÍCIAS

Imagem de exemplo

Inspetoria de Guaíba celebra 42 anos de fundação

Imagem de exemplo

Inspetoria de Santa Cruz do Sul completa 48 anos de fundação

COLUNA SEMANAL

A Coluna Semanal é o newsletter encaminhado todas as sextas-feiras aos profissionais, empresários, estudantes e interessados nos temas da área tecnológica. Colunas Anteriores

FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS NOVIDADES AGORA MESMO: